O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na manhã desta terça-feira (31) os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nesta edição apresenta a novidade de duas opções de provas para os estudantes: o Enem impresso e o Enem digital, cujas provas serão aplicadas no mesmo dia: 1 e 8 de novembro.

O Enem 2020 digital será aplicado em 60 municípios brasileiros, sendo disponibilizado um número já determinado pelo Inep de inscrições, conforme a localidade, para os primeiros participantes que optarem pela edição digital. Em Santa Catarina, Brusque terá à disposição 587 inscrições; Florianópolis, 647; Joinville, 581 e São José, 750. Se o município escolhido não tiver disponibilidade de vaga, o participante poderá optar por outro município ou pelo Enem 2020 impresso. Para o Enem em formato digital, não haverá disponibilização de recursos de acessibilidade.

O participante que optar por se inscrever no Enem 2020 digital, conforme disponibilidade de vagas para o estado e o município selecionado, não poderá se inscrever na edição impressa e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção.

Agenda

O cronograma de ambas modalidades (digital e impresso) é o mesmo, e começa com o período destinado à justificativa de ausência no Enem 2019 e solicitação de isenção da taxa de inscrição. Estudantes, que obtiveram isenção no concurso do ano passado e que não compareceram às provas devem justificar essa ausência para poderem já solicitar a isenção para a edição 2020. O prazo para isso é de 6 a 17 de abril.

Aprovada ou não a solicitação de isenção da taxa, chega o momento de fazer a inscrição, somente via internet, de 11 a 22 de maio, sendo que o pagamento da taxa pode ser realizado até o dia 28 de maio. Não esquecendo que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 digital não significa que a inscrição foi realizada. A solicitação de tratamento pelo Nome Social pode ser feita após a inscrição, de 25 a 29 de maio, e o resultado para esses pedidos será divulgado em 5 de junho próximo. E o pedido para Atendimento Especializado deve ser feito no mesmo período de inscrição (11 a 22 de maio), estando o resultado previsto para o dia 29.

Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal.

Provas

O Exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

As provas serão aplicadas dias 1 e 8 de novembro, com início às 13h30. No primeiro dia, serão testados conhecimentos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Neste dia, os candidatos terão 5h30 minutos para a sua realização. A prova de redação será realizada em formato impresso, mesmo para aqueles que optarem pela versão digital.

No segundo dia do Exame, 8 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

O Inep ressalta para os estudantes a importância da leitura de ambos editais (impresso e digital) antes da realização da inscrição.