O período de distanciamento social está sendo um desafio para professores e estudantes do IFSC, que precisam se adaptar à rotina de trabalho e estudo remotos. Para auxiliar os docentes nessa tarefa, o Centro de Referência de Formação e Educação a Distância do IFSC (Cerfead) implantou uma Comissão de Servidores. Uma das ações da Comissão é um serviço de orientação remoto aos professores, disponível no Moodle, que de 17 de março até 7 de abril já recebeu 5.986 consultas.

A Comissão também está organizando conteúdos em vídeo para consulta pelos docentes. Um dos conteúdos mais acessados é "Como criar e disponibilizar materiais de apoio à aprendizagem?", com 707 acessos de professores desde a suspensão das atividades presenciais, demonstrando que os professores estão buscando orientações específicas sobre como apresentar suas aulas no Sigaa.

Além disso, o Cerfead está realizando encontros e formações a distância. O último encontro foi realizado na terça-feira (7), com coordenadores dos Núcleos de Educação a Distância (Nead). Participaram 22 servidores de 17 câmpus. “As medidas tomadas até o momento foram apresentadas a todos, no sentido de apoiar os professores no desenvolvimento das atividades não presenciais”, destaca a chefe do Departamento de Educação a Distância, Maria da Glória Silva e Silva. O encontro contou ainda com a participação de intérpretes de Libras dos câmpus Palhoça Bilíngue, Jaraguá do Sul – Centro e do Cerfead e foi organizado pela coordenadora de articulação da EaD, professora Sabrina Bleicher, e contou com a participação do Diretor de Ensino,  professor Orlando Campanini.

Segundo Maria da Glória, a pesquisa realizada junto a docentes e estudantes pela Reitoria demonstra que as ações estão dando resultado, pois, dos professores que responderam, cerca de 60% dos docentes do IFSC, 95,6% está promovendo atividades não presenciais e 98,1% dos estudantes participantes da pesquisa declararam ter recebido orientações de estudo de seus professores neste período de distanciamento social.

O que está sendo feito

A atuação da Comissão de Servidores do Cerfead tem como objetivo sugerir aos professores a realização de atividades online para o acompanhamento da aprendizagem, com momentos síncronos e assíncronos (por exemplo, webconferência, fóruns, chats, questionários online, entre outras), para serem realizados no período de distanciamento social devido à pandemia de coronavírus.

A comissão indica como disponibilizar materiais de apoio em formato digital (textos, vídeos, livros digitais, mapas, gráficos, tabelas, planilhas, fotos) e como disponibilizar bibliografias complementares, dando preferência àquelas disponíveis em fontes informacionais digitais. Ao realizar as atividades não presenciais em ambientes digitais do IFSC, é importante registrar tudo no Plano de Ensino no Sigaa.

Se você é professor do IFSC, saiba mais sobre os serviços de orientação do Cerfead.

Se você é aluno do IFSC, veja as orientações publicadas no Portal do IFSC.