A Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint) decidiu cancelar os programas de intercâmbio do IFSC até o final do ano em função da pandemia do coronavírus. A aberturas de novas vagas tanto para o Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) quanto para o Programa de Dupla Titulação só será analisada no próximo ano. Os recursos do Plano Atual de Trabalho do instituto (PAT) que seriam destinados aos programas este ano - cerca de R$ 250 mil -  agora serão utilizados em ações de enfrentamento à Covid-19.

Atualmente, nove alunos do IFSC seguem fazendo atividades a distância pelo programa de Dupla Titulação no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) em Portugal e só retornam a partir de setembro. Outros sete estudantes que participam do Propicie 17 - em Portugal e na Espanha - retornam ao Brasil nesta semana - caso não haja cancelamentos de voos como já ocorreu.

Dos 34 alunos selecionados para o Propicie 17 - deste primeiro semestre - , seis não conseguiram embarcar em virtude da orientação das instituições parceiras, 17 retornaram antes do fim do intercâmbio e 11 permaneceram no país estrangeiro, respeitando as orientações sanitárias locais. Para quem não embarcou ou voltou antes, não há possibilidade de novo embarque neste ano. “A definição é que, infelizmente, não temos como reencaminhá-los às instituições estrangeiras. Voltaremos a analisar isso no ano que vem.”, explica a  assessora Fernanda Emanuela Ferreira.

No início da suspensão de atividades presenciais no IFSC, em meados de março, a orientação inicial era que os intercambistas contemplados na 17ª edição do Propicie retornassem ao Brasil. Diante da iminência do fechamento dos aeroportos no início da pandemia do coronavírus e da preocupação apontada por vários pais de alunos nesta situação com o receio de que enfrentassem aglomerações para voltar, um novo posicionamento foi tomado e a instituição decidiu deixar que cada intercambista decidisse por sua permanência ou não no exterior em diálogo com familiares ou responsáveis e ouvindo sempre a instituição estrangeira.

Os projetos que não poderão ser implantados neste ano por impedimentos relacionados ao coronavírus, entre eles o de mobilidade acadêmica internacional, terão orçamento direcionado para as ações de enfrentamento à pandemia e adequação ao ambiente para o futuro restabelecimento das atividades presenciais. De acordo com o Gabinete da Reitoria, os recursos serão destinados, por exemplo, ao auxílio internet para estudantes, ao reforço no contrato de limpeza, à aquisição de produtos sanitizantes, à compra de equipamentos de proteção individual e à adequação dos ambientes para os estudantes.

Blog dos Intercambistas

Para acompanhar a experiência de intercâmbio dos nossos alunos, inclusive durante a pandemia, leia os posts do Blog dos Intercambistas.