Instituída pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa cinco anos neste domingo, 29/12, revelando avanços significativos na educação brasileira. Com forte política de interiorização, a Rede

conta atualmente com 459 unidades implantadas, 54 mil servidores e um milhão de matrículas, da formação inicial e continuada à pós-graduação.

Criada a partir de uma proposta revolucionária em educação profissional e tecnológica, na qual ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, em cinco anos a Rede acumula números importantes. Na educação técnica de nível médio, o total de matrículas saltou de 77.074, em 2008, para 534.853, em 2013. Já na educação superior, o Censo registra um aumento de 27,6% no total de matrículas, de 2010 para 2012.

As expectativas ganham dimensões ainda maiores para o futuro. Em 2014, serão 562 unidades em funcionamento, mas a intenção é alcançar o total de mil escolas em todo o Brasil, atingindo a média de uma para cada cinco cidades. Para isso, a Rede contará com mais investimentos do Ministério da Educação (MEC) que, desde 2009, empregou R$ 5,5 bilhões em obras e equipamentos.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Caio Mário Bueno Silva, os números não demonstram apenas o bom desempenho das instituições, mas, principalmente, revelam o importante papel social da Rede. "A inclusão social e a formação de cidadãos transformam vidas e contribuem para o desenvolvimento econômico do país, cada vez mais competitivo e inovador. Em cinco anos conseguimos alcançar resultados muito positivos, o que nos motiva a superar desafios e expectativas para que possamos manter essa tendência de evolução".

Composta de 38 institutos federais, dois centros federais, o Colégio Pedro II e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Rede atua em todos os níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica e na formação de professores para a educação básica, desenvolve a pesquisa, a inovação e a extensão tecnológica, em sintonia com o setor produtivo.

Trajetória

Com 104 anos de experiência, a Rede foi construída gradativamente, desde 1909, quando o então presidente da República Nilo Peçanha criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices que, após várias mudanças de nomenclatura e reordenamento, estão traduzidas nas instituições da Rede Federal.

Assessoria de Comunicação do Conif