Vídeo em LibrasEstão abertas, até 14 de setembro, as inscrições para o processo seletivo de ingresso para o curso de Ensino Médio Técnico em Comunicação Visual do IFSC Palhoça Bilíngue. Ao todo estão sendo oferecidas 40 vagas para os estudantes que já concluíram o ensino fundamental [9º ano].

A inscrição pode ser feita por meio do Portal de Inscrições do IFSC. O curso é totalmente gratuito, a seleção é por meio de sorteio e não há cobrança de taxa de inscrição. O sorteio eletrônico público para preenchimento das vagas será realizado em 15 de setembro, às 15 horas, e a divulgação dos candidatos selecionados em primeira chamada será em 16 de setembro, a partir das 18 horas.

A matrícula on-line dos candidatos aprovados em primeira chamada está prevista para o período de 17 a 21 de setembro. Caso os candidatos sorteados não efetivem matrícula, em 25 de setembro, a partir das 18 horas, será divulgada uma lista dos convocados em segunda chamada [chamadão].

As aulas vão iniciar em 21 de outubro, no período vespertino, de segunda a sexta-feira, com atividades não presenciais (ANPs). Isso quer dizer que serão ministradas remotamente, por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICs), em razão da suspensão das atividades presenciais, até 31 de dezembro de 2020, por conta da pandemia do coronavírus. Por isso é necessário que o candidato tenha acesso a computador ou outro meio de comunicação conectado à internet para que possa acompanhar e realizar as atividades do curso.

Um curso técnico integrado é aquele em que o aluno faz o ensino médio junto com a parte profissionalizante, ao mesmo tempo, e sua duração é de quatro anos.

Reserva de vagas
O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas, 50% delas são destinadas a candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou com deficiência. As listagens completas com os números de vagas reservadas estão no edital de ingresso nº 08/DEING/2020/2.

1/9 a 14/9 – Inscrições abertas
15/9, às 15h – Sorteio eletrônico público
16/9, a partir das 18h – Divulgação dos aprovados em primeira chamada
17 a 21/9 – Matrícula on-line dos candidatos aprovados em primeira chamada