Vídeo em LibrasEm reunião realizada na tarde de ontem (24), o colegiado do câmpus aprovou o acionamento da fase 2 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC para a Covid-19 no Câmpus Palhoça Bilíngue. Os procedimentos para o retorno parcial às atividades acadêmicas presenciais, respeitando-se o limite de 30% do público total da instituição, estão detalhados na Resolução n. 04.

A partir de 27 de setembro, quando inicia o segundo semestre, devem voltar às atividades presenciais um conjunto de disciplinas técnicas, que utilizam laboratórios, e relacionadas aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), das turmas de estudantes formandos dos cursos regulares oferecidos pelo câmpus. Essas disciplinas, uma vez iniciadas, permanecerão de forma presencial ao longo de todo o semestre letivo, salvo em situação de piora dos índices de infecção pelo Coronavírus.

Os estudantes das referidas disciplinas serão comunicados pela coordenação dos seus cursos, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - Sigaa [saiba como acessar] ou por telefone. Por isso é importante que mantenham seus cadastrados atualizados. Aqueles que pertencem ao grupo de risco deverão desenvolver suas atividades integralmente de forma não presencial, até que tenham o ciclo vacinal completo, ou seja, tenham tomado as duas doses da vacina e já tenha passado 28 dias da aplicação da segunda dose. No caso dos servidores que constituem grupo de risco, apenas aqueles com ciclo vacinal completo poderão desenvolver atividades presenciais no câmpus.

Os estudantes de cursos superiores que optarem por não cursar presencialmente as disciplinas acionadas na fase 2, poderão efetuar o trancamento da matrícula nas referidas disciplinas. Já os alunos de ensino médio dos cursos técnicos integrados que, com a autorização de seus responsáveis, não frequentarem presencialmente, serão considerados reprovados, ficando as disciplinas com o status de não concluídas. Tal medida não acarretará prejuízos à situação acadêmica dos estudantes.

O dimensionamento do número de servidores que necessitam trabalhar presencialmente, ou seja, aqueles que executam serviços considerados essenciais; o mapeamento de espaços a serem utilizados; bem como a organização de horários e fluxos de atividades a serem desenvolvidas na fase 2, serão realizados pelas chefias do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) e do Departamento de Administração (DAM), com o suporte das coordenações de cursos, e comunicados posteriormente à comunidade escolar.

Para as atividades de pesquisa e extensão, enquadradas nos requisitos da fase 2, fica autorizado apenas o retorno de servidores, até que seja realizada pelo colegiado do câmpus, em momento oportuno, a avaliação do processo de retorno presencial dos estudantes e da comunidade externa envolvida nos respectivos projetos.

Os estudantes que necessitam utilizar os laboratórios de informática do câmpus, devido à inacessibilidade às tecnologias de informação e comunicação [TIC’s], público esse também contemplado na fase 2, deverão agendar data e horário de acesso ao câmpus, por meio do whatsapp da coordenação do curso que pertence. Os respectivos números podem ser conferidos aqui.

Após iniciada a retomada dos públicos da fase 2, o colegiado irá se reunir novamente, provavelmente em outubro, para avaliar a ampliação do retorno para os demais públicos previstos nessa fase. Isso deve acontecer com base na observação do risco potencial para Covid-19 na região, que atribui as cores vermelha para o risco gravíssimo, laranja, para o risco grave, amarela para alto e moderado para azul. Além dos públicos já mencionados, os estudantes e servidores envolvidos em aulas de laboratórios das demais turmas e de cursos voltados à educação de jovens e adultos (Proeja) também têm prioridade de retorno.

As atividades não presenciais (ANPs) seguem em andamento para os estudantes não contemplados na fase acionada, até o retorno integral das atividades acadêmicas e administrativas, situação prevista somente na fase 5.

O transporte público coletivo que circula em frente ao câmpus voltará a ser restabelecido a partir do início do semestre, conforme as necessidades identificadas.

Cuidados e providências a serem tomados pelos públicos que irão frequentar o câmpus

Aos alunos e servidores que irão frequentar as dependências do câmpus na fase 2, bem como em todas as outras fases, será exigido o uso de máscara, o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, a higienização das mãos, dos ambientes e dos pés em tapetes específicos e o uso do álcool em gel.

Além disso, será preciso realizar o preenchimento on-line de um checklist sobre sinais e sintomas em relação à Covid-19, sempre que acessarem o câmpus, o qual está disponível em https://formulario-covid.ifsc.edu.br/covid21/, e deve ser acessado com o login e a senha utilizados para acesso ao Sigaa, que no caso de servidores corresponde aos dados de acesso ao e-mail institucional. Para garantir a agilidade na entrada, sugere-se que seja apresentado print da tela que informa a autorização de entrada no dia do acesso.

Outra iniciativa necessária é a realização de capacitação acerca da PSS, que pode ser acessada pelos seguintes links:

-> Clique aqui para acessar o curso para servidores
-> Clique aqui para acessar o curso para estudantes

Para ler na íntegra a PSS do IFSC, os detalhes de cada uma das fases e o Plano de Contingência Local do câmpus, clique aqui

A Resolução Nº 04, de 24 de agosto de 2021, encontra-se disponível aqui.

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC