No mês de setembro, é realizada a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Aproveitamos para falar sobre saúde mental, agora que estamos há mais de um ano e meio enfrentando a pandemia de Covid-19, que alterou radicalmente a vida da maioria das pessoas.

Medo, incertezas, doença, luto, solidão, isolamento, mudança de rotina... como lidar com tantos sentimentos? E quem perdeu alguém por Covid-19? Só no Brasil, estamos falando de quase 580 mil famílias enlutadas - e este número continua crescendo.  E quem teve Covid-19? Estudos indicam que a doença pode afetar o organismo de forma sistêmica, inclusive com danos ao sistema nervoso, causando sintomas como ansiedade ou depressão.

Conversamos com o psicólogo Diogo de Oliveira Boccardi sobre o impacto da pandemia na nossa saúde mental. O professor e pesquisador da UFSC, Aderbal Aguiar, também fala sobre estudos sobre os efeitos neurológicos em quem teve Covid-19 e a importância do exercício físico para recuperação desses pacientes.

Leia o post completo

Sobre o IFSC Verifica

IFSC Verifica é um projeto voltado à produção de informação científica clara e confiável sobre a pandemia de Covid-19. A equipe recorre aos pesquisadores do IFSC para encontrar respostas às principais dúvidas dos públicos estratégicos sobre os variados aspectos dessa problemática. As publicações são mensais, na página do projeto no Portal do IFSC.

Veja todos os posts já publicados

Se você tiver alguma dúvida sobre o coronavírus, envie para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. que ela pode ser esclarecida.

É possível cadastrar-se para receber os posts do IFSC Verifica por e-mail.