Na próxima semana, a AFS Intercultural Brasil irá promover uma live para alunos do IFSC sobre oportunidades de intercâmbios presenciais e virtuais. O evento será no dia 16 de setembro, às 19h, no canal do IFSC no YouTube. Desde 2016, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem parceria firmada com a AFS, uma organização sem fins lucrativos que conta com programas de intercâmbio para adolescentes e adultos.

Segundo a assessora de Relações Externas e Assuntos Internacionais do IFSC, Denize Nobre Oliveira, os programas que serão apresentados na live oferecem aos alunos estudar tanto o idioma quanto a cultura do país de destino e são oferecidos pela AFS em fluxo contínuo, sem necessidade de um edital do IFSC. “São programas que têm de duas a quatro semanas de duração e que possuem um custo, que inclui hospedagem em casa de família, material didático, atividades culturais e traslados”, explica a assessora. Além disso, o participante também deve arcar com os custos de passagens aéreas.

Em função da pandemia, a previsão é que os intercâmbios presenciais pela AFS sejam realizados a partir do ano que vem. No entanto, Denize ressalta que a AFS também possui programas de intercâmbio virtual que serão apresentados na live.

Para acompanhar a live, acesse este link do canal do IFSC no YouTube. Para quem quiser interagir e enviar perguntas durante o evento, é indicado que seja feita a inscrição por meio deste link.

Sobre intercâmbios do IFSC

Embora a Assessoria de Relações Externas e Assuntos Internacionais do IFSC (Arexi) esteja intermediando esta apresentação de intercâmbios para os alunos do instituto, os programas de intercâmbio presenciais do IFSC ainda estão suspensos por causa da pandemia. De acordo com Denize, a expectativa da Arexi é que os intercâmbios presenciais possam ser retomados no ano que vem. “Trabalhamos com a expectativa de que nossos programas presenciais (Propicie e Dupla Titulação), bem como o programa dos quais somos parceiros (como o Lapassion) retornem ao formato presencial em 2022, mas tudo depende de como o atual contexto pandêmico se desenrolará”, explica.

-> Conheça os programas de intercâmbio do IFSC

Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC