Estão abertas, até 13 de outubro, as inscrições para os cursos de qualificação profissional de idiomas do IFSC, sendo todos gratuitos e sem cobrança de taxa, com início das aulas a partir de outubro de 2021.

Aqui no IFSC Palhoça Bilíngue, serão oferecidas mais de 140 vagas para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), divididas em quatro turmas dos níveis I, II, III e IV, todas ministradas a distância, com aulas disponibilizadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem, na plataforma Moodle.

Como se inscrever e forma de seleção para o nível I

As inscrições podem ser feitas no site do câmpus ou diretamente pelo portal de inscrições do IFSC. A seleção será por meio de sorteio público, realizado em 14 de outubro.

Como se inscrever e forma de seleção a partir do nível II

Os candidatos que já têm algum conhecimento da língua, podem ser inscrever a partir do segundo nível do curso, desde que cumpram os requisitos exigidos no nível que desejam cursar, não havendo sorteio nesse caso, pois as vagas são consideradas como remanescentes. Sendo assim, precisam preencher um formulário de manifestação de interesse na vaga, disponível em https://bit.ly/InteresseVagaFICLibras, e anexar o certificado de conclusão do nível anterior ao pleiteado, além dos documentos mencionados no item 6 do edital de ingresso 21/2021-2.

Caso o candidato não apresente a comprovação por meio de certificado, deverá fazer um teste de nivelamento, para o qual precisará alcançar um desempenho mínimo. As orientações para o referido teste serão enviadas posteriormente para o e-mail que o candidato informou no momento da inscrição.

A seleção levará em conta a ordem de preenchimento do formulário de manifestação de interesse na vaga e a análise dos documentos comprobatórios dos requisitos ou o desempenho no teste de nivelamento.

Divulgação dos resultados e procedimentos para matrículas

Independente do nível para o qual o candidato se inscreveu, a lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada em 15 de outubro, a partir das 18 horas. Os selecionados para o nível I deverão matricular-se entre os dias 18 e 21 de outubro. Os procedimentos necessários para a matrícula, bem como a documentação necessária podem ser encontradas no item do 6 do edital.

No caso dos selecionados para os outros níveis [II, III e IV], a documentação mencionada no item 6 já deve ter sido enviada no momento do preenchimento do formulário de manifestação de interesse na vaga.

Caso não sejam preenchidas todas as vagas após a primeira chamada, haverá uma segunda em 27 de outubro. Os selecionados em segunda chamada deverão fazer a matrícula on-line entre 28 de outubro e 3 de novembro. Após o preenchimento dessas vagas, será formada uma lista de espera com no máximo 30 candidatos.

Os alunos já matriculados no primeiro semestre de 2021, e que foram aprovados, têm a sua vaga garantida no próximo nível.

Confira mais informações a respeito dos cursos do IFSC Palhoça Bilíngue

Língua Brasileira de Sinais (Libras) | nível I*
Vagas: 50 vagas
Período das aulas: outubro de 2021 a março de 2022
Requisitos: ser ouvinte, ter 18 anos ou mais e ensino fundamental completo.

Língua Brasileira de Sinais (Libras) | nível II*
Vagas: 29 vagas
Período das aulas: outubro de 2021 a março de 2022
Requisitos: ser ouvinte, ter 18 anos ou mais, ensino fundamental completo e ter concluído o nível I do curso de Libras.

Língua Brasileira de Sinais (Libras) | nível III*
Vagas: 34 vagas
Período das aulas: outubro de 2021 a março de 2022
Requisitos: ser ouvinte, ter 18 anos ou mais, ensino fundamental completo e ter concluído o nível II do curso de Libras.

Língua Brasileira de Sinais (Libras) | nível IV*
Vagas: 30 vagas
Período das aulas: outubro de 2021 a março de 2022
Requisitos: ser ouvinte, ter 18 anos ou mais, ensino fundamental completo e ter concluído o nível III do curso de Libras.

* Oferta de curso a distância (EaD).
** O curso equivale a um nível de um projeto que contempla seis módulos para conclusão do curso, com 60 horas cada módulo.

Oferta de cursos em outros câmpus

Além dos cursos oferecidos no IFSC Palhoça Bilíngue, outros 17 câmpus e mais o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), estão com inscrições abertas para diferentes cursos. Todas as ofertas serão por atividades não presenciais (ANPs), por isso não é preciso que o interessado resida na cidade de oferta do curso para se inscrever.

Para saber quais são os cursos e os câmpus de oferta acesse os editais de ingresso 20/2021-2 [cursos de qualificação profissional] e 21/2021-2 [cursos de idiomas].

Período de inscrições: até 13 de outubro de 2021
Sorteio público: 14 de outubro, às 15h30min [para o nível I]
Divulgação dos candidatos selecionados em primeira chamada: 15 de outubro, a partir das 18 horas
Matrícula on-line dos candidatos selecionados em primeira chamada: 18 a 21 de outubro