ifsc


Vídeo em LibrasO segundo semestre letivo de 2021, do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC, será iniciado na próxima segunda-feira, 27 de setembro, com aulas presenciais para estudantes de 11 disciplinas técnicas, que totalizam 14 turmas, do último ano dos cursos técnicos de Tradução e Interpretação de Libras-Português, Comunicação Visual, Suporte e Manutenção de Informática (Proeja) e superior de Tecnologia em Produção Multimídia. Os estudantes dos demais cursos e de outras disciplinas, não pertencentes ao último ano, irão continuar em atividades não presenciais (ANP's), a exemplo do que já aconteceu em semestres anteriores.

Em reunião realizada em 24 de agosto, o colegiado do câmpus aprovou o acionamento da fase 2 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC para a Covid-19, conforme Resolução n. 04, que estabelece os procedimentos para o retorno parcial às atividades acadêmicas presenciais, respeitando-se o limite de 30% do público total da instituição. “À medida que a vacinação for ampliada, mais pessoas forem imunizadas e, consequentemente diminuir o número de infecções e internações pela Covid-19, as fases 3, 4 e 5 da PSS serão acionadas, aumentando gradativamente o número de pessoas em circulação no câmpus, até a volta integral dos estudos presenciais, que vai acontecer somente com o acionamento total da fase 5”, explica o chefe do departamento de ensino, pesquisa e extensão, Renato Calixto.

Os estudantes das disciplinas que retornarão às aulas presenciais, serão comunicados oficialmente pela coordenação dos seus cursos, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) ou por telefone. Por isso é importante que mantenham seus cadastrados atualizados. Aqueles que pertencem ao grupo de risco deverão desenvolver suas atividades integralmente de forma não presencial, até que tenham o ciclo vacinal completo, ou seja, tenham tomado as duas doses da vacina e já tenha passado 28 dias da aplicação da segunda dose. No caso dos servidores que constituem grupo de risco, apenas aqueles com o ciclo vacinal completo poderão desenvolver atividades presenciais.

Os formandos do curso superior de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português), matriculados na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que necessitarem acesso ao câmpus para gravação do resumo em Libras de seus trabalhos, deverão agendar a demanda com a coordenação do curso. Para as atividades de pesquisa e extensão, enquadradas nos requisitos da fase 2, fica autorizado apenas o retorno de servidores, até que o colegiado do câmpus avalie, em momento oportuno, o processo de retorno presencial dos estudantes e da comunidade acadêmica externa envolvida nos respectivos projetos.

Na fase 2 da PSS também são contemplados os estudantes que precisarem utilizar os laboratórios de informática, devido à inacessibilidade às tecnologias de informação e comunicação [TIC’s]. Para tanto, deverão agendar data e horário, por meio do whatsapp da coordenação do curso que pertencem.

-> Clique aqui para acessar os números de whatsapp das coordenações dos cursos

O curso de especialização em Educação de Surdos: aspectos políticos, culturais e pedagógicos permanece em regime de atividades não presenciais (ANPs), situação que vale também para a nova turma do curso de especialização em Tradução e Interpretação de Libras-Português. A previsão de início das aulas são, respectivamente, 1º e 2 de outubro de 2021.  

Confira abaixo os dias e horários das disciplinas que retornarão ao presencial

Curso Técnico Integrado de Tradução e Interpretação de Libras-Português
Manhã | 9h às 12h
Terça: Estudos Dirigidos
Quarta: Teatro e Expressão Dramática | 2 turmas
Quinta: Práticas de Interpretação Libras | Língua Portuguesa |Libras

Curso Técnico Integrado de Comunicação Visual
Tarde | 14h às 17h
Segunda: Programação Multimídia | turma B
Quarta: Design da Informação | turmas A e B
Sexta: Projeto Multimídia | turmas A e B

Curso Técnico de Suporte e Manutenção de Informática (Proeja)
Noite | 19h às 22h
Segunda: Montagem e Manutenção de Computadores

Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia
Noite | 19h às 22h
Segunda: Projeto Multimídia Bilíngue V
Quarta: Multimídia Experimental
Sexta: Ilustração e Desenho de Personagens
          Animação 3D

Os estudantes do curso superior que optarem por não cursar presencialmente as disciplinas acionadas na fase 2, poderão efetuar o trancamento da matrícula nas referidas disciplinas. Já os alunos de ensino médio dos cursos técnicos integrados que, com a autorização de seus responsáveis, não frequentarem presencialmente, serão considerados reprovados, ficando as disciplinas com o status de não concluídas. Tal medida não acarretará prejuízos à situação acadêmica do estudante.

Cuidados e providências a serem tomados pelos públicos que irão frequentar o câmpus

Aos alunos e servidores que irão frequentar as dependências do câmpus na fase 2, bem como em todas as outras fases, será exigido, mesmo depois de tomadas as duas doses recomendadas da vacina, o uso de máscara, o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, a higienização das mãos, dos ambientes e dos pés em tapetes específicos e o uso do álcool em gel.

Além disso, será preciso preencher uma declaração em que a pessoa se compromete a comunicar à instituição caso esteja com sintomas da Covid-19, e que por isso não irá comparecer ao câmpus.

Outra iniciativa necessária é a realização de capacitação acerca da PSS, que pode ser acessada pelos seguintes links:

-> Clique aqui para acessar o curso para servidores
-> Clique aqui para acessar o curso para estudantes

A direção da instituição acordou com a empresa Jotur o restabelecimento do serviço de transporte público coletivo que circula em frente ao câmpus, nos horários de início e término das aulas, de segunda a sexta-feira.  

-> Confira aqui os horários das linhas que passarão em frente ao câmpus a partir de 27 de setembro

Sugere-se que os estudantes levem os próprios alimentos para consumo, pois não haverá funcionamento da cantina, em razão da rescisão do contrato com o fornecedor. Um novo contrato está em fase execução.   

Em caso de dúvidas em relação à organização e ao andamento do semestre letivo, os estudantes e seus familiares, podem enviar e-mail à coordenadoria pedagógica ou aos coordenadores de cursos, conforme contatos disponíveis aqui.

Fique atento às principais datas do calendário letivo do IFSC Palhoça Bilíngue 2021/2

- Início das aulas: 27/09/2021 [atividades presenciais e não presenciais]
- Recesso de fim de ano e férias escolares: 24/12/2021 a 30/01/2022
- Retorno às aulas: 31/01/2022
- Término do semestre letivo: 30/03/2022

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!