O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, na tarde da última segunda-feira (20 de março), a continuidade da parceria da instituição com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a realização do vestibular unificado.

O ingresso nos cursos superiores do IFSC passou a ser feito exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2018. Isso, porém, trouxe questões como a dificuldade no preenchimento das vagas, o não atendimento aos arranjos produtivos locais e o afastamento de candidatos que não tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – cuja nota é utilizada no Sisu.

De acordo com a chefe do Departamento de Ingresso (Deing), Giselli Dandolini Bonassa, a parceria teve muitos aspectos bem-sucedidos, como as ações compartilhadas de comunicação entre as duas instituições, a integração entre as equipes de Tecnologia da Informação (TI) e o desenvolvimento do processo com participação dos 22 câmpus do IFSC. Ela destacou também que a experiência trouxe maior visibilidade para o IFSC e suscitou conversas em torno de outras parcerias entre as duas instituições federais. Um exemplo é a experiência do IFSC com a formação de cadastro de reserva nos processos de ingresso, prática que não é adotada pela UFSC. O processo foi avaliado pelo Deing junto a setores como os registros acadêmicos, coordenações de curso e Colégio de Dirigentes (Codir), além da própria Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC.

A chefe do Deing ressaltou também que a preocupação com os cursos superiores do IFSC se tornou evidente logo no início da gestão, tendo o Sisu como problema central. Segundo ela, a procura por cursos superiores no IFSC vem caindo desde 2018. Houve pequeno aumento na procura via Sisu em 2023, porém as chamadas regulares ainda não têm levado ao preenchimento total das turmas.

A nova resolução do Consup irá estabelecer que o vestibular unificado será uma forma de ingresso complementar ao Sisu, independentemente de haver previsão explícita nos projetos pedagógicos de curso (PPCs). Caberá ao reitor Maurício Gariba Júnior detalhar o processo, contemplando, por exemplo, a proporção de vagas a ser ofertada pelas duas formas de ingresso.

Aprovação de cursos

Na reunião desta segunda, o Consup aprovou a oferta de novos cursos e a suspensão de ofertas. Foram aprovados três cursos superiores de tecnologia: Fabricação Mecânica, oferta do Câmpus Chapecó; Processos Gerenciais e Sistemas Embarcados, ambos do Câmpus Tubarão (aprovados por resolução ad referendum e validados pelo Consup). Também foram aprovados dois cursos técnicos subsequentes, ambos criados por resoluções ad referendum: Administração, no Câmpus São Lourenço do Oeste, e Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

Também foi aprovado o curso de pós-graduação lato sensu em Projetos em Educação Científica para Crianças, oferta a distância do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. Com 420 horas e 18 meses de duração, inicialmente com 20 vagas, o curso é voltado a professores da educação básica e visa capacitar ao desenvolvimento de projetos de educação científica para crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Os cursos suspensos foram o técnico em Eletromecânica integrado à Educação de Jovens e Adultos (Proeja), do Câmpus Chapecó, e o técnico concomitante em Agroecologia, do Câmpus Canoinhas.

Comitê de Direitos Humanos

O Consup chegou a dar início à discussão da proposta de regimento para o Comitê de Direitos Humanos do IFSC. Porém, após as ponderações dos conselheiros em relação ao impacto da formalização dessa estrutura sobre o Regimento do IFSC, foi consensuada a necessidade da criação de um grupo de trabalho, por portaria do reitor, para a elaboração da política institucional de direitos humanos.

A 51ª reunião extraordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação:

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC