Vídeo em LibrasA próxima sessão do projeto de extensão CineClube Surdo será nesta quinta-feira, 16 de abril, às 19h, na sala 133 do IFSC Palhoça Bilíngue, com a exibição do filme “Filhos do Silêncio”, que rendeu à atriz surda, Marlee Matlin, dois dos mais cobiçados prêmios do cinema, o Oscar e o Globo de Ouro.

O drama mostra a história de um professor de língua de sinais que gosta de usar métodos pouco convencionais. Na escola em que trabalha, ele conhece uma mulher arredia e fechada que continua na escola mesmo após ter se formado. Ao perceber o medo que a jovem tem do mundo, ele tenta se aproximar para ajudá-la. O que era um desafio profissional logo transforma-se em paixão. Além da premiação de melhor atriz, o longa foi indicado a vários outros renomados prêmios.

O objetivo CineClube Surdo, coordenado pela professora de produção audiovisual, Fabiana Paula Bubniak, pelo técnico de laboratório de audiovisual, Oscar Raimundo dos Santos Júnior, e pela aluna do curso técnico subsequente em Produção de Materiais Didáticos Bilíngue, Emilene Balbino Barbosa, é apresentar aos alunos, aos servidores, à comunidade surda da grande Florianópolis e aos interessados nos aspectos que envolvem a cultura surda, produções cinematográficas, de diferentes épocas e países, realizadas por sujeitos surdos ou que representem a cultura dessa minoria linguística.

Os interessados devem observar a classificação indicativa dos filmes. Mais informações, bem como a programação, podem ser obtidas em http://www.facebook.com/cineclubesurdo. A próxima sessão já está marcada para o dia 30 de abril, com a exibição de “The Hammer”.

Confira mais detalhes sobre o filme:

Título: Filhos do Silêncio
País: Estados Unidos
Ano: 1986
Diretor: Randa Haines
Idiomas: Inglês e American Sign Language (Língua de Sinais Americana) com legendas em português.
Duração: 118min
Classificação indicativa: 14 anos
Informações sobre o filme em Libras: https://youtu.be/Vvacxe-dxkY