A Comissão Própria de Avaliação do IFSC (CPA) divulgou o relatório de autoavaliação institucional geral do IFSC e os relatórios locais dos câmpus. Os documentos, que mostram a opinião de alunos e servidores sobre 10 dimensões institucionais, estão disponíveis no Portal do IFSC. Os resultados divulgados são referentes a um questionário online aplicado entre 3 e 17 de fevereiro de 2014.

As 10 dimensões são previstas pela Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para efeito de organização do questionário do IFSC, as 10 dimensões foram agrupadas em cinco eixos fundamentais, como a CPA chamou-os, que foram: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura Física. As perguntas tinham sete possibilidades de resposta: Ótimo, Bom, Regular, Ruim, Péssimo, Não sei/Não conheço, Inexistente/Não se Aplica, além de possibilidade de resposta aberta, com limite de caracteres.

A lei exige avaliação anual apenas do ensino superior, mas, no IFSC, ela é feita também para cursos técnicos de nível médio. Apenas estudantes de cursos de formação inicial e continuada (FIC) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) não participaram da avaliação. Participaram, no total, 4.250 alunos, 701 professores e 614 técnicos administrativos.

“As mobilizações feitas pelas CPAs locais foram importantes para alcançarmos esses números”, comenta o presidente da CPA, Eduardo Aquino Hübler. Os membros das CPAs locais visitaram as salas de aulas para mobilização e estimularam os professores a levarem suas turmas, em diferentes dias e horários, aos laboratórios de informática para aumentar a participação dos estudantes no processo avaliativo.

Esse foi o primeiro processo de autoavaliação que teve participação das CPAs locais, criadas a partir de mudança no regimento da Comissão Própria de Avaliação no final de 2014. O presidente da CPA avalia que a atuação delas ainda precisa ser aprimorada. “O primeiro ano sempre é difícil, temos que nos adaptar à nova maneira de trabalhar. Ainda precisamos evoluir, mas já está funcionando melhor. Agora estamos trabalhando em sugestões de mudança para o instrumento de pesquisa de 2015.”

Além do relatório geral do IFSC, foram divulgados também os relatórios de 15 câmpus – os outros ainda estão em fase de finalização. Confira os dados no Portal do IFSC.