Na última quarta-feira (5), a professora do curso técnico integrado de Comunicação Visual, Laise Miolo de Moraes, proferiu a palestra intitulada “A experiência do IFSC na construção de objetos de aprendizagem bilíngue”. A atividade integrou a programação do Simpósio Caminhos da Inclusão: Saberes Científicos e Tecnológicos, sua Importância para o Desenvolvimento do Indivíduo Surdo; evento promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que contou com a presença de profissionais e pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.

Dentre outros aspectos, a professora socializou as experiências do câmpus Palhoça Bilíngue na construção do seu website e de interfaces bilíngues para vídeo aulas. “A participação neste tipo de evento é bastante importante para o câmpus e para a comunidade surda, pois amplia as possibilidades de acesso às pessoas surdas a uma formação profissional na área tecnológica. Além disso, destaca-se a possibilidade do desenvolvimento de parcerias interinstitucionais”, salientou Laíse. As duas instituições, UFRJ e IFSC Palhoça Bilíngue, já contam com um projeto em parceria na área de tecnologia e educação de surdos, o qual visa o desenvolvimento de uma ferramenta web colaborativa para construção de glossários.

Na ocasião, a professora aproveitou ainda para dar uma entrevista para o Programa Gera Mundos, da TV Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos), que é a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O programa é uma série de documentários a respeito dos avanços no desenvolvimento educacional da pessoa surda, incluindo a plena socialização e o respeito a suas diferenças.