Encerram hoje (09) três eventos científicos internacionais realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a contribuição do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Palhoça Bilíngue. Eles trouxeram como temática a acessibilidade para pessoas com deficiência, nas áreas de ergodesign, design e ergodesign inclusivo em interfaces, arquitetura da informação, mídias digitais e ambientes hipermídia voltados para o processo de ensino-aprendizagem.

O 16° Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica: Produto, Informações Ambientes Construídos e Transporte (Ergodesign), o 16° Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador (USIHC) e o Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CINAHPA | 2017), abordaram como tema central “juntando forças: tecnologias e ergodesign, contribuindo para acessibilidade e aprendizagem”, e foram realizados no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

Os eventos reuniram profissionais de diferentes áreas, em palestras, mesas-redondas, minicursos e sessões técnicas e pôsteres, com o objetivo de refletir acerca das temáticas sugeridas, propor melhorias para a qualidade de vida e as condições de trabalho, apresentar soluções tecnológicas, multiplicar as possibilidade de inovações e facilitar o estabelecimento de parcerias.

Do IFSC Palhoça Bilíngue marcaram presença no evento, a diretora-geral do câmpus, Carmem Cristina Beck, que participou da solenidade de abertura, a chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão, Simone Gonçalves Lima da Silva, que palestrou acerca do tema 'Estratégias e ferramentas de acessibilidade na implementação de cursos de graduação bilíngues', a professora Daniela Satomi Saito, que integrou o Comitê Científico, os professores Bruno Panerai Velloso, Daniel Henrique Scandolara, Fabiana Paula Bubniak, Laise Miolo de Moraes, Renata da Silva Krusser, Saionara Figueiredo Santos e Thaiana Pereira dos Anjos, que apresentaram trabalhos como autores ou coautores, além dos alunos do curso de Tecnologia em Produção Multimídia, que prestigiaram as atividades.

Por Comunicação IFSC Palhoça Bilíngue, com informações do site oficial do evento.