O mês de junho foi marcado por atividades artísticas e culturais no IFSC Palhoça Bilíngue, isso porque em 20 de junho, com a presença de estudantes, servidores e convidados, aconteceu a inauguração do 'Palco das Artes'. A iniciativa envolveu a revitalização do antigo laboratório de artes do câmpus, a fim de promover um local próprio à disseminação da arte e da cultura, além de contribuir para a formação de plateia e fortalecer o vínculo dos alunos com o Instituto.

Os recursos para a reforma foram provenientes do projeto de extensão I Semana de Arte e Cultura Bilíngue, aprovado no edital Mostra de Arte e Cultura Didascálico do IFSC, lançado pela Pró-reitoria de Extensão em setembro de 2016 e executado em março de 2017. Além de o evento ter proporcionado uma semana de expressões artísticas envolvendo cinema, música sinalizada, dança, teatro e shows, possibilitou ainda que fossem comprados os materiais para a reestruturação da sala, como cortinas, piso emborrachado e outros objetos, tendo o ambiente sido organizado com a ajuda de servidores, alunos e pais de alunos.

Na ocasião, houve uma coreografia de dança de salão contemporânea intitulada "Saga", realizada pela professora de multimídia e comunicação visual, Laíse Miolo de Moraes, e pelo diretor da Espaço2 Arte e Dança, Nando Berto; a exibição de um vídeo com os melhores momentos da I Semana de Arte Cultura Bilíngue, produzido pelo acadêmico do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia, Luciano dos Santos Alves; um stand up comedy em Libras, apresentado pelo professor de Libras, Fabrício Mahler Ramos; e interpretações musicais sinalizadas, com a participação do assistente de alunos, Tiago Clemencia ao violão.

A proposta do espaço é que não seja só uma sala, mas que seja voltado realmente para a área das artes, com apresentações de teatro, dança, artes visuais, música, contemplando oficinas e palestras, mas principalmente apresentações artísticas. Por isso este nome, escolhido com a ajuda dos alunos, Palco das Artes, batizado também na língua de sinais”, mencionou a professora de teatro bilíngue, Adriana de Moura Somacal.

No Palco das Artes já aconteceram duas sessões do Cineclube Curta no Intervalo, projeto organizado pelos acadêmicos de Tecnologia em Produção Multimídia, Frederico Di Lullo, Jeferson Vieira, Yago Torres, com o apoio do tecnólogo em produção multimídia e audiovisual, Marcelo de Freitas, cuja proposta é a exibição de curtas metragens e animações premiadas no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), com legenda em Língua Brasileira de Sinais. As sessões são mensais e abertas à comunidade.

Outro evento que movimentou a nova sala foi o ‘Música Sinalizada’, uma mostra dos alunos da turma de 2017/1 do curso de formação inicial e continuada (FIC) em Teatro Bilíngue (Libras – Português), que aconteceu no dia 29 de junho, e contou com cinco esquetes, as quais abordaram situações relacionadas ao cotidiano das pessoas surdas e outras temáticas de escolha dos alunos. O processo envolveu a seleção das músicas, a tradução do português para a língua de sinais e a construção das cenas, que foram exibidas em Libras, com áudios em língua portuguesa. “O planejamento do trabalho gerou em nós a necessidade de sermos criativos. Desde a escolha das músicas até as cenas finais foram ideias dos próprios alunos, com a supervisão da professora. As escolhas foram baseadas naquilo que cada um gostaria de passar, alguns quiseram fazer cenas de comédia, outros já preferiram cenas mais dramáticas e com temas sociais atuais”, explicou o estudante do curso de Teatro Bilíngue, Maciel Schlösser.

Todos os eventos realizados no novo ambiente têm sido bastante prestigiados. É muito bom presenciar essas manifestações artísticas, ver o envolvimento dos alunos em cada uma das performances. Espero realmente que seja um espaço de muito cultura e aprendizado para o câmpus e para a comunidade”, comentou a coordenadora do registro acadêmico, Maria Verônica Aparecida Padilha Matos, que tem acompanhado as apresentações. “O espaço está aberto a todos os cursos do câmpus, porém ainda não foram publicadas as diretrizes de utilização. A ideia é que exista um núcleo que seja responsável pelo desenvolvimento da programação contínua das atividades do Palco ”, explicou Adriana.

Sônia Santos | Relações Públicas IFSC Palhoça Bilíngue

Galeria de fotos*

*Passe o mouse pelas fotos para ampliá-las.