ifsc


O aluno do terceiro semestre do curso técnico subsequente de Tradução e Interpretação de Libras, do Câmpus Palhoça Bilíngue (Libras – Português), Jhaçanan Pettres, de 26 anos, natural de Atalanta, SC, conquistou o título de Mister Surdo América e o terceiro lugar no Mister Surdo Internacional no concurso Miss & Mister Deaf International, realizado em julho de 2017, em Paris.


Jhaçanan, que é cabeleireiro, maquiador e modelo, representou o Brasil e foi escolhido entre 18 participantes de várias nacionalidades do mundo. Foi o primeiro concurso de beleza que ele participou, fato que lhe deixou surpreso e emocionado com o resultado. Os seus principais desafios foram o aprendizado do Gestuno, a língua internacional de sinais, e o entendimento da cultura de um país estranho. “Treinei bastante a língua internacional de sinais para facilitar a comunicação. Foi uma experiência prazerosa e de muito aprendizado”, relembrou.

 


O estudante queria ser modelo desde os 15 anos, quando assistia aos desfiles de moda pela televisão. “Sempre sonhei com essa carreira, mas pensava que isso não era pra mim, até ser surpreendido com um convite para participar de um desfile de moda”, contou o rapaz, que iniciou a carreira como modelo fotográfico na cidade de Blumenau. A sua expectativa é um dia concorrer com ouvintes, assim como concorre com surdos. “Eu acredito que a gente tem essa capacidade, quero me apresentar como surdo, pois tenho essa identidade”, declarou Jhaçanan.


O Miss & Mister Deaf International, Inc. é uma organização sem fins lucrativos, que organiza um concurso para que a comunidade surda possa demonstrar não só seus talentos, seu intelecto e sua beleza, mas também seus objetivos pessoais, educacionais e humanitários. A inteção é que seus ganhadores promovam a educação e a conscientização sobre os direitos das pessoas surdas e ajudem a difundir a língua de sinais.


“Os surdos devem se engajar, não podem se isolar e se sentir inferiorizados ou menosprezados, precisam correr atrás dos seus sonhos e buscar apoio. Eu recebi ajuda de familiares, de amigos e do IFSC Palhoça Bilíngue, que foi fundamental para minha participação no concurso”, finalizou Jhaçanan.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sônia Santos | Relações Públicas IFSC

 

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!