Na última terça-feira (22), esteve no câmpus uma equipe de voluntários da Associação Pró-Crep (Criar, Reciclar, Educar e Preservar), que é um centro de triagem e destinação correta de lixo reciclável, sem fins lucrativos, localizado na Pinheira, em Palhoça. O objetivo da visita foi apresentar aos estudantes do IFSC Palhoça Bilíngue o trabalho desenvolvido na instituição, bem como tratar de questões relacionadas à sustentabilidade, ao consumo consciente, à importância do descarte adequado dos materiais e da separação dos resíduos.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades que vem sendo propostas pela Comissão de Sustentabilidade do câmpus, em parceria com a Pró-Crep. No dia 13 de julho, a equipe de terceirizados responsáveis pela limpeza do IFSC Palhoça Bilíngue, acompanhada de alguns servidores, estiveram na associação, com a intenção de aprender como fazer a triagem dos resíduos e materiais recicláveis gerados no próprio câmpus, além de conhecer o processo de transformação do óleo de cozinha em biodiesel.

Até o momento 400 quilos de materiais, provenientes da separação dos resíduos recicláveis do câmpus, já foram doados à associação, que recebe os resíduos de 13 bairros da região e os transforma em outros materiais. “A ideia é que todos os materiais recicláveis do câmpus e os trazidos pelos servidores e estudantes, os quais foram separados em suas residências, sejam destinados pra eles, que passarão no IFSC para recolher quinzenalmente", comentou a integrante da Comissão de Sustentabilidade, Patrícia Muller Vidal, que mencionou ainda a possibilidade de serem realizadas várias atividades de cunho pedagógico no local, envolvendo alunos e servidores de diferentes cursos.

Atualmente a instituição beneficia cerca de 35 famílias que vivem dos recursos produzidos a partir da reciclagem, contando com a ajuda de 10 voluntários. “O principal desafio é obter o reconhecimento do poder público, a vontade de fazer acontecer a questão da coleta seletiva. Hoje o nosso município economiza, em média, 8.500 reais por mês, deixando de pagar para o aterro sanitário o equivalente a 35 toneladas de resíduos, que são os materiais que a Pró-crep recolhe”, explicou a idealizadora do projeto, Helia Alice dos Santos.

O trabalho desenvolvido pela entidade inclui a educação socioambiental, com a recepção de grupos de estudantes e visitas às escolas para conscientização ambiental; um brechó que visa incentivar o consumo consciente com a customização de roupas doadas; oficinas de artesanato com o reaproveitamento de cerâmicas, madeira e outros materiais que resultam em belíssimos mosaicos; a produção de biodiesel com óleo de cozinha, que gera cerca de 2.000 a 2.500 litros por mês, sendo utilizado para abastecer o próprio caminhão que faz a coleta dos resíduos; e a triagem dos materiais recolhidos, que é feita pelas famílias participantes do projeto, em conjunto com os pacientes do Instituto Caminho do Peregrino, instituição voltada à recuperação de dependentes químicos.

Tudo começou ainda na década 90, com a iniciativa da professora Hélia Alice dos Santos, auxiliada pelos pais e alunos da comunidade de uma escola na Guarda do Embaú, em Palhoça. Os recicláveis arrecadados eram recolhidos e vendidos para gerar recursos para a melhoria da escola, que tinha condições precárias. Anos mais tarde, a professora inscreveu o projeto em um concurso chamado 'Prêmio Incentivo à Educação Fundamental' e se destacou entre os 10 melhores do País. Depois da premiação a prefeitura de Palhoça ampliou o projeto e inaugurou o galpão para reciclagem em 1999, passando nesse momento a se chamar Pró-Crep. O status de Associação veio somente em 2004.

Além das ações já realizadas, a Comissão de Sustentabilidade organizou ainda uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis em prol dos trabalhadores da Pró-Crep. Os produtos podem ser depositados, até o dia 30 de agosto, em caixas identificadas com o cartaz da campanha, localizadas na entrada da biblioteca e da secretaria do câmpus.

Sônia Santos | Relações Públicas IFSC Palhoça Bilíngue