O 6º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (SEPEI), realizado em Itajaí, de 4 a 6 de setembro, com o tema 'Mundo Profissional e Educação para o Trabalho', reuniu representantes dos 22 câmpus da Instituição. O IFSC Palhoça Bilíngue esteve presente com a participação de um grupo de servidores e estudantes que socializaram os resultados de oito projetos de pesquisa e extensão.

Os trabalhos apresentados pelos alunos receberam uma nota de uma banca avaliadora e os três melhores ranqueados em cada divisão temática foram premiados na cerimônia de encerramento do evento. A estudante do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia, Jennifer Cândido, conquistou o título de trabalho destaque, com o segundo lugar na divisão temática 'Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional', com a apresentação do pôster 'Exposição Fotográfica Multimídia Clube da Luta – 10 anos'. Jennifer, que ficou surpresa com o resultado, afirmou ter feito bons contatos no evento, os quais podem resultar em novos projetos.

O estudante do curso técnico integrado de Comunicação Visual, Gabriel Alberto Albrecht de Jesus, participou pela primeira vez e afirma que “foi uma oportunidade para compartilhar os resultados dos projetos do nosso câmpus e de ver o impacto disso na própria instituição e nas pessoas, além de conhecer outras iniciativas. Eu penso que mostrar essas ações pode incentivar novas ideias que tragam benefícios para a comunidade”, destacou Gabriel.

Na opinião da coordenadora de pesquisa do câmpus, Gigi Anne Horbatiuk Sedor, o evento é importante porque “divulga aquilo que é feito nos câmpus, mostra a integração entre os projetos de ensino, pesquisa e extensão, possibilita o conhecimento e a troca de experiências, as quais podem inspirar ações futuras. Além de ser riquíssimo para os alunos, que têm a oportunidade de ter contato com novas linhas de pesquisa e conhecer outros estudantes que estão iniciando na pesquisa e na extensão”, explicou Gigi.

O evento contou com uma programação bem diversificada envolvendo palestras, mostra de pôsteres, oficinas, minicursos, encontro dos movimentos estudantis, estandes do câmpus, roteiros e apresentações culturais, inclusive com a apresentação das esquetes protagonizadas pelos estudantes do Teatro Bilíngue no espetáculo ‘Música Sinalizada’, que aborda situações relacionadas ao cotidiano das pessoas surdas, ao preconceito quanto às questões LGBT+, numa construção de cenas exibidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com áudios em língua portuguesa.

As iniciativas apresentadas pelo IFSC Palhoça Bilíngue, nas categorias oral e pôster, foram:

Projetos de Extensão:
- Exposição Fotográfica Multimídia Clube da Luta – 10 anos (pôster)
- Fotografia Social: um olhar sobre o outro (pôster)
- Literatura Surda e Contação de histórias em Libras: um relato de experiência acerca da produção de materiais didáticos bilíngues no curso técnico de Tradução e Interpretação do IFSC (pôster)
- Oficinas de formação de professores para o trabalho com o público surdo (pôster)
- Resgate da Memória Palhocense (oral)
- Semana de Arte e Cultura Bilíngue (oral)

Projetos de Pesquisa:
- Núcleo de Produção e Pesquisa Audiovisual (oral)
- Pesquisa e Produção de Glossário de Sinais em Libras para os termos técnicos das áreas das tecnologias visuais: fotografia, animação e design gráfico (oral)

Sônia Santos | Relações Públicas IFSC Palhoça Bilíngue