ifsc


Em 26 de setembro, o Câmpus Palhoça Bilíngue, do Instituto Federal de Santa Catarina, comemora quatro anos de entrega da sua estrutura à comunidade, exatamente no Dia Nacional do Surdo. A instituição é a primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a oferecer educação profissional e tecnológica na perspectiva bilíngue (Libras/Português). Atualmente são 74 alunos surdos, de um total de 795, inseridos em cursos de qualificação profissional, técnicos profissionalizantes, graduação e pós-graduação. 

 

A ocasião será marcada por uma variada programação que vai levar em consideração o 'Setembro Azul', movimento nacional que celebra as lutas em defesa dos direitos da comunidade surda brasileira, sendo considerado um marco em relação à mobilização em favor das escolas bilíngues no País. Instituído em 2011, o movimento tem o objetivo de valorizar a cultura surda e a língua de sinais, além de chamar a atenção das autoridades e da sociedade para as reivindicações dos direitos e das causas das pessoas surdas, dentre elas o acesso à educação bilíngue de qualidade.

 

A cor azul representa o 'orgulho surdo' por sua língua e cultura, em homenagem àqueles que morreram na segunda guerra mundial, quando os nazistas identificavam as pessoas com deficiência por meio de uma faixa azul amarrada no braço. A escolha por setembro se dá pelo fato de ser um mês reconhecido mundialmente pelas significativas datas para os surdos, como o Dia Internacional da Língua de Sinais (10), o Dia Internacional do Surdo (30) e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (30).

 

Confira a programação oferecida pela Instituição:

 

26 de setembro | terça-feira

Aniversário de entrega do IFSC Palhoça Bilíngue à comunidade e Dia Nacional do Surdo

 

14 horas


- “Mostra de Talentos Bilíngue (Libras/Português)”, com apresentações artísticas envolvendo alunos, ex-alunos e servidores do câmpus, seguida do tradicional “Parabéns!”.

 

Obs.: atividade restrita ao público interno.

 

 

28 de setembro | quinta-feira

 

19 horas


- Palestra: “Políticas para Mulheres Surdas”, com representantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) que integram o Programa Nacional de Políticas para Mulheres Surdas:
     * Profa. Dodora Araújo (servidora do Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio)
     * Profa. Carilissa Dall'Alba (docente da Universidade Federal de Santa Maria)

 

20h30min


- Lançamento de documentários e webséries:
     * Verão em Libras do documentário “Antonieta” (2015), de Flávia Person, sobre a vida de Antonieta de Barros.
     * Versão em Libras da websérie “Super”, que trata de mulheres que descobrem ter super poderes.
     * Episódio da websérie “Além do que se vê”, com a participação da surda Simone Gonçalves Lima da Silva, Chefe do Departamento de Ensino do IFSC Palhoça Bilíngue.

 

Obs.: atividades gratuitas e abertas ao público mediante inscrição online.

 

 

29 de setembro | sexta-feira

 

14 horas


- Espetáculo “Música Sinalizada”, do grupo de teatro bilíngue do IFSC Palhoça Bilíngue, sob a direção da Profa. Adriana Somacal.
- Bate-papo com o grupo de teatro de bonecos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)*, que produz peças em Libras, sob a direção da Profa. Natalia Rigo.

Obs.: atividades restritas ao público interno e convidados.

 

19 horas


- 'Intérpretes em Ação': narrativas de profissionais da área da Tradução e Interpretação em Língua de Sinais, com a participação de Renato Calixto (Professor do IFSC), Regiane França (tradutora do IFSC) e João Gabriel Duarte Ferreira (tradutor surdo e estudante da UFSC).

 

Obs.: atividade gratuita e aberta ao público mediante inscrição online.

 

Mais informações e inscrições pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Por Comunicação | IFSC Palhoça Bilíngue

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!