Vídeo em LibrasEstão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem). O prazo encerra às 23h59 do dia 18 de maio. O Ministério da Educação alerta que todos devem fazer a inscrição no período indicado, ou seja, o fato de a isenção da taxa ter sido aprovada não significa que o participante esteja automaticamente inscrito. O valor da inscrição é R$ 82 e deverá ser pago tanto pelos candidatos que não solicitaram a isenção, quanto pelos que não foram contemplados com o benefício, mas é obrigatório que todos os futuros participantes se inscrevam no exame.

O Enem é pré-requisito para concorrer aos programas de inclusão educacional do governo e uma das principais formas de ingresso na graduação em instituições públicas. As notas do Enem 2018 serão utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, sistema adotado pelo IFSC para ingresso nos seus cursos de Graduação.

No IFSC Palhoça Bilíngue são oferecidas duas Graduações: a de Pedagogia Bilíngue (Libras | Português), com duração de 4 anos, e a de Tecnologia em Produção Multimídia, com duração de 3 anos; ambas oferecidas no período noturno.

O período para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), que é gerada no Sistema de Inscrição, segue até 23 de maio, e pode ser realizado em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Os participantes que apresentaram recurso contra a negativa de isenção podem conferir o resultado, que foi divulgado sábado (5). Dos 3,8 milhões de pedidos feitos inicialmente, 13% não foram contemplados. A possibilidade de recurso foi uma das novidades anunciadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a divulgação do edital do Enem 2018.

Inscrição

Para fazer a inscrição do Enem 2018, segundo o edital (versão em português e em Libras), é preciso ter em mãos o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e RG (Carteira de Identidade). Além disso, é necessário informar um e-mail individual e válido para cadastro, pois por meio dele que o candidato terá como acompanhar seu cadastro, como também trocar senha etc. Assim, é imprescindível manter esse e-mail e telefone atualizados, para o Inep conseguir enviar informações quando necessário.

Com o ato de inscrição, o candidato receberá uma senha para acesso à Página do Participante Enem 2018, impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição no Enem 2018, consulta de resultados individuais e também para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior oferecidos pelo MEC. Caso o estudante esqueça a senha, é preciso acessar a Página do Participante para pedir que sua senha seja encaminhada para o e-mail cadastrado ou, via SMS.

Se o candidato necessitar de atendimento especializado ou específico durante a prova do Enem é preciso fazer essa solicitação no momento da inscrição, informando qual é a condição que justifica o atendimento e qual recurso de acessibilidade ou auxílio serão necessários durante os dias de prova. Já a solicitação para alteração para o nome social no Enem poderá ser feita na Página do Participante após o final do período de inscrição no Enem 2018, no período de 28 de maio a 3 de junho.

Após o final de inscrição no Enem 2018 e o pagamento da taxa, o site de cadastro do Enem disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição, que conterá informações importantes sobre a prova como, por exemplo, número de inscrição, data, hora, atendimento específico ou especializado (caso seja solicitado), local de realização das provas e qual a sua opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida pelo candidato.

As datas do Exame já estão definidas: 4 e 11 de novembro, ou seja, em dois domingos, como na última edição. Neste ano, porém, uma novidade: no segundo dia de provas, os candidatos terão 30 minutos a mais para responder às questões para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC | Por Comunicação Câmpus Palhoça Bilíngue