Estão abertas até 28 de maio as inscrições para a 14ª edição do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie 14). São 18 vagas, sendo 11 para alunos de cursos técnicos (das quais três reservadas para ações afirmativas) e 7 para alunos de cursos de graduação (das quais duas reservadas para ações afirmativas). Os selecionados embarcarão em setembro para uma experiência de três meses em instituições de ensino do exterior.

Para se inscrever, os interessados devem escolher um dos projetos de pesquisa propostos pelas instituições parceiras, descritos nos anexos I (cursos técnicos) e II (cursos de graduação) do edital. Há oportunidades em instituições de cinco países: Portugal, França, Finlândia, Espanha e Alemanha. Os candidatos devem também estar atentos ao cumprimento de todos os requisitos exigidos no edital, como ter mais de 18 anos, comprovar proficiência em língua inglesa e ter um professor orientador no IFSC para o projeto escolhido, entre outros.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário on-line que estará disponível na página do Propicie. Pelo formulário devem ser enviados todos os documentos necessários à inscrição, conforme as instruções do edital. Após a homologação das inscrições, os candidatos farão exame de proficiência em língua inglesa. Feita a seleção de acordo com os critérios de pontuação do edital e passado o período de recursos, o resultado final será divulgado em 15 de junho. Consulte o edital para conferir as datas de todas as etapas do processo.

Os selecionados receberão auxílio financeiro de 500 euros mensais, durante três meses, mais 800 euros como auxílio deslocamento. Os contemplados nas vagas reservadas a ações afirmativas receberão também um auxílio de 500 euros para outras despesas. Todas as providências necessárias para a viagem, como obtenção de visto, passagens, passaporte, seguro ou organização de estadia, são responsabilidade do estudante. O IFSC fornecerá carta de concessão de bolsa e solicitará carta convite às instituições parceiras para apresentação junto aos consulados, se necessário.

Durante a viagem de estudos, que deve acontecer no máximo a partir de setembro de 2018, os bolsistas deverão enviar relatórios quinzenais à Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint). No retorno ao Brasil, devem apresentar relatório técnico final e participar de atividades de socialização de experiência de intercâmbio.

Para informações detalhadas sobre como participar do Propicie 14, leia o edital completo.

Blog dos Intercambistas

Quer ver como está sendo a experiência de quem já está no experior? Acesse nosso Blog dos Intercambistas e leia os relatos dos atuais participantes do Propicie.