ifsc


Vídeo em LibrasO final do semestre está logo ali. No entanto, professores e alunos já devem começar a se organizar para a fase seguinte. Os docentes devem lançar frequências, registrar avaliações, lançar notas de suas turmas dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Ação necessária até o fim oficial do atual semestre letivo, conforme calendário acadêmico, para que, posteriormente, os estudantes possam fazer a rematrícula em seus cursos. 

Esse é o compromisso dos alunos dos cursos técnicos Concomitantes, Subsequentes e de Graduação, neste mês de julho: realizar a rematrícula, que somente serão realizadas pelo Sigaa, ou seja, de forma online. Segundo a Pró-reitoria de Ensino (Proen), o estudante deve consultar o calendário de rematrícula de seu câmpus ou se informar com a coordenação de curso para saber a data exata que deverá acessar o Sistema, para garantir sua vaga no semestre 2018/2. O Sigaa serve para fazer rematrículas, solicitar trancamento de matrículas e cancelamentos em componentes curriculares, além de gerar boletim e histórico escolar detalhado. O sistema dá ainda acesso a conteúdos didáticos, planos de aulas, ambientes virtuais e permite enviar mensagens para os professores e à coordenação do curso. 

A rematrícula online é inédita para os alunos, e por isso a Proen disponibiliza na página Estudantes, menu Sistemas Acadêmicos, abaixo do Sigaa, o tutorial completo para que o estudante realize o processo. 

Para entrar no Sistema, o aluno deverá acessar o Sigaa, e clicar em "Entrar no Sistema", que está no canto superior direito da tela. Em seguida, será preciso informar seu usuário e senha e clicar em Entrar, registrando na sequência seu login e senha. Aqueles que já são alunos do IFSC, com matrícula anterior a 2018 e acessavam o portal antigo, devem utilizar o mesmo login e senha. Caso tenha esquecido esses códigos, é possível recuperar, através de dispositivos oferecidos na mesma tela. Nos casos de primeiro acesso ao Sigaa, o estudante deverá efetuar o seu cadastro, através do botão “Cadastre-se”, para inserir seus dados – iguais aos fornecidos no momento de sua matrícula. 

Após logar no Sigaa, o estudante estará mais perto de sua rematrícula, acessando o Portal do Discente. É nesse ambiente virtual que o aluno efetivará sua rematrícula. Para isso, basta clicar em "Matrícula On-Line", escolher sua opção e seguir os passos solicitados pelo sistema, que traz no cabeçalho algumas orientações. 

Na mesma tela, o estudante encontrará listas de turmas que estão abertas para os componentes curriculares do seu currículo. Para fazer sua matrícula, ele deverá selecionar a turma e clicar em “Adicionar Turmas”. Em seguida o sistema mostrará as turmas selecionadas e a grade de horários de suas aulas. Se estiver tudo certo, basta clicar em “Confirmar Matrículas”. Do contrário, retorne a tela anterior para fazer a correção necessária. O processo só estará finalizado, após o estudante confirmar sua matrícula informando sua data de nascimento e senha e clicar novamente em “Confirmar Matrícula”.

Porém, para ter um início de semestre letivo tranquilo, o aluno precisa verificar no seu câmpus qual será a data de processamento das matrículas on-line para confirmar se seu pedido foi aceito ou se serão necessárias alterações.

Saiba Mais

No Portal do Discente, o estudante poderá acompanhar e efetuar diversas atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa, à extensão, aos ambientes virtuais, dentre outras. No menu Ensino é possível consultar o boletim e o histórico escolar, efetuar rematrícula on-line, realizar o trancamento de matrícula, consultar diversas informações referentes ao curso, às turmas, ao calendário etc. A matrícula on-line está prevista no Regulamento Didático Pedagógico (RDP), para discentes dos cursos de graduação, técnicos subsequentes e alguns cursos concomitantes.

Confira abaixo um passo a passo de como efetuar a sua rematrícula on-line. 

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo 5

Passo 6

Passo 7

Passo 8

Passo 9

Por Graziela Braga | Jornalista do IFSC

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!