O Câmpus Palhoça Bilíngue ofereceu duas oficinas no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), realizado entre terça (18) e quinta (20), no Câmpus Florianópolis-Continente. Uma delas foi a oficina "Produção Audiovisual", que teve como objetivo oferecer noções básicas de produção audiovisual digital, por meios das etapas de roteiro, filmagem e edição, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, produzindo e editando um vídeo.
A oficina de Produção Audiovisual foi ministrada por estudantes e professores do curso superior de tecnologia em Produção Multimídia e é resultado de um projeto de extensão que consiste na oferta de oficinas desse tipo em escolas estaduais de Palhoça, para alunos do ensino médio. As oficinas começaram em abril e vão até o fim deste ano. O projeto vai terminar com debates na Universidade do Sul Catarinense (Unisul) e na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP).
No Sepei, os participantes da oficina de Produção Audiovisual dividiram-se em três grupos - um de roteiro, outro de edição e outro de filmagem - e, ao fim, produziram um vídeo de um minuto. Além disso, assistiram o curta Outubro 16, uma obra de ficção elaborada a partir de um projeto de pesquisa do Câmpus Palhoça Bilíngue. O filme aborda o relacionamento entre um pai ouvinte e uma filha surda tendo como pano de fundo as ocupações ocorridas no câmpus em outubro de 2016.
A outra oficina oferecida pelo câmpus foi a de Libras Básico, que teve como objetivo proporcionar o primeiro contato, instigar e sensibilizar os ouvintes sobre as questões da comunidade surda e a língua brasileira de sinais (Libras). A oficina foi ministrada pelos professores Fabrício Mahler Ramos e Saulo Zulmar Vieira. Eles explicaram sobre princípios gerais da comunicação dos surdos e sinais como os das letras do alfabeto, para designar membros da família e para fazer cumprimentos.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC