Que tal usar o que você aprende em sala de aula para resolver algum problema da sua comunidade? Essa é a ideia do edital Proex n. 31/2018 – Protagonismo Discente, publicado pelo IFSC Palhoça Bilíngue, para apoiar os estudantes a observar a sua realidade, identificar um problema, refletir soluções por meio dos conhecimentos adquiridos e promover uma atividade prática que contribua para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico da sociedade.

Como participar

Poderão participar todos os estudantes do câmpus, prioritariamente, aqueles com Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Os interessados devem formar uma equipe, composta por três alunos [no máximo], e elaborar um desenho de solução. Na prática, o desenho de solução é um planejamento sobre como solucionar o problema identificado. Todos os detalhes para sua elaboração constam no edital

A inscrição da proposta [projeto] deve ser feita até 7 de outubro, por meio de um formulário on-line, disponível em: http://bit.ly/protagonismodiscentephb. Na primeira parte do formulário será preciso preencher os dados pessoais do proponente do projeto [nome completo, número de matrícula, CPF e curso que está matriculado]. Esses dados devem ser do mentor da proposta, ou seja, do estudante que lidera a equipe e conduz as discussões. Já na segunda parte há um conjunto de perguntas sobre os detalhes da ação que os estudantes pretendem realizar. As respostas do formulário podem ser preenchidas em português ou com o link de um vídeo em Libras.

Após a classificação da proposta, a equipe deverá convidar um servidor do IFSC, com formação relacionada ao problema, para fazer parte do projeto e dar os devidos encaminhamentos. A execução das ações deve acontecer de 15 de outubro a 14 de dezembro de 2018. Serão aprovados cinco projetos, os quais receberão auxílio financeiro para execução. A divulgação do resultado parcial está prevista para 10 de outubro.

Auxílios

Os alunos dos projetos selecionados receberão uma bolsa de R$500,00, sendo paga em duas parcelas de R$250,00. Ao servidor orientador será pago uma parcela no valor de R$500,00, que deverá ser destinada a compra dos materiais para execução das ações. O item 2.1 do Anexo E detalha os materiais que podem ser financiados com a verba do projeto.

Para mais informações acesse o edital ou procure a coordenadora de extensão do câmpus, professora Adriana Somacal, que estará à disposição dos alunos para tirar dúvidas, até o prazo final das inscrições, na sala 033 [Palco das Artes], nos seguintes dias e horários:

- Segunda-feira: 9h50min às 10h30min | 15h20min às 18h30min
- Terça-feira: 17h30min às 20h40min