Estão abertas, até o dia 2 de dezembro, as inscrições para o processo seletivo de ingresso para os cursos técnicos de ensino médio do IFSC Palhoça Bilíngue. Ao todo estão sendo oferecidas 140 vagas, em três opções de cursos voltadas aos concluintes do ensino fundamental, ou seja, para os alunos que estão terminando ou já terminaram o 9º ano. Todos são totalmente gratuitos e iniciam em fevereiro de 2019. A seleção é por meio de sorteio público e não há cobrança de taxa de inscrição.

Os cursos oferecidos são Tradução e Interpretação de Libras/Português, Comunicação Visual e Manutenção e Suporte em Informática, sendo esse último destinado aos jovens e adultos, a partir dos 18 anos, que não concluíram o ensino médio em idade regular. A duração dos dois primeiros cursos é de 4 anos, com aulas de segunda a sexta-feira, no período matutino (Tradução e Interpretação de Libras/Português) e vespertino (Comunicação Visual). Já o curso de Manutenção e Suporte em Informática tem duração de 2 anos e as aulas acontecem no período noturno, de segunda a quinta-feira, e às sextas-feiras, de 15 em 15 dias.

As três opções tratam-se de cursos técnicos integrados, ou seja, aqueles em que o aluno faz o ensino médio junto com a parte profissionalizante, ao mesmo tempo. A inscrição pode ser feita por meio do Portal do IFSC Palhoça Bilíngue (www.palhoca.ifsc.edu.br). Os candidatos que não possuem acesso à Internet podem comparecer ao câmpus, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Os candidatos somente poderão concorrer para um único curso oferecido em cada um dos editais, independentemente do sistema de vagas. Se mais de uma inscrição for efetivada, somente a última será considerada válida.

O sorteio público para preenchimento das vagas será realizado no dia 4 de dezembro, às 15 horas, e a divulgação dos candidatos selecionados em primeira chamada será realizada, a partir das 18 horas, do dia 7 de dezembro de 2018. A matrícula está prevista para os dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2018. Caso os candidatos sorteados não efetivem matrícula, no dia 17 de dezembro, a partir das 18h, será divulgada uma lista dos convocados em segunda chamada.

Sobre as vagas
Para os cursos de Tradução e Interpretação de Libras/Português e Manutenção e Suporte em Informática estão sendo oferecidas 40 vagas em cada um dos cursos. Já para o curso de Comunicação Visual são 40 vagas para ouvintes (com aulas ministradas em Língua Portuguesa) e 20 para surdos sinalizantes da Libras como primeira língua (com aulas ministradas em Libras).

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou com deficiência. As listagens completas com os números de vagas reservadas estão nos respectivos editais de ingresso nº. 11/DEING/2019/1 (Tradução e Interpretação de Libras/Português e Comunicação Visual) e nº. 12/DEING/2019/1 (Manutenção e Suporte em Informática).

Mais informações podem ser obtidas nos próprios editais ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC