Confira o resultado do Encceja 2018

Foram divulgados na tarde de segunda-feira (12) o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018).

Para conferir o resultado, acesse a área Página do Participante com seu CPF e senha.

O IFSC é credenciado como uma das unidades certificadoras do Encceja para o Ensino Médio. Se você realizou a prova, obteve nota de no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e no mínimo cinco pontos na redação, e indicou o IFSC Palhoça Bilíngue na inscrição para obter o certificado do Ensino Médio, você pode se dirigir à secretaria do câmpus, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, para efetuar a solicitação de emissão do certificado. Tenha em mãos o documento de identidade, original e cópia, e o seu extrato de desempenho do Encceja, obtido diretamente no site do exame.

Caso você não tenha obtido a nota mínima em algumas áreas do conhecimento, pode gerar sua Declaração Parcial de Proficiência e obter a Certificação Parcial. Na próxima edição do Encceja, pode fazer a prova apenas para as matérias em que ainda não foi aprovado.

Veja mais informações sobre a certificação do Ensino Médio pelo Encceja no IFSC.

Saiba mais: o que é o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Antes, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Tire suas dúvidas sobre o Encceja no Perguntas Frequentes.