De 22 a 25 de janeiro, estarão abertas as inscrições para os cursos superiores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Câmpus Palhoça Bilíngue vai abrir 80 vagas em dois cursos: licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) e superior de Tecnologia em Produção Multimídia, ambos com 40 vagas e oferecidos no período noturno. No total, são 1.884 vagas em cursos gratuitos em 19 cidades catarinenses.

A inscrição é gratuita e será feita exclusivamente pela internet na página eletrônica do Sisu. Poderão concorrer às vagas somente os estudantes que tenham realizado todas as provas do Enem 2018 e que, cumulativamente, tenham obtido nota igual ou superior a 300 na prova de redação. Todos deverão ser portadores de certificado de conclusão do ensino médio [ou equivalente] ou portadores de diploma de curso superior registrado no MEC, até a data da matrícula. Antes de efetuar a inscrição, o estudante deverá verificar as informações constantes no Edital de ingresso Sisu n. 14/DEING/2019/1.

O estudante deverá efetuar sua inscrição no Sisu especificando em ordem de preferência as opções de vaga na instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. É vedada ao estudante a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Durante o período de inscrição o estudante poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

Cotas
O Sisu também utiliza o sistema de cotas. O total de vagas ofertadas por curso e turno serão distribuídas para candidatos optantes pela Ampla Concorrência e pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas brasileiras, conforme edital. Para o curso de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português), existe um percentual de 30% das vagas reservadas para pessoas surdas, usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme decreto n. 5.626 de 22 de dezembro de 2015.

Resultado
A divulgação dos candidatos selecionados na chamada única está agendada para 28 de janeiro, enquanto que a matrícula, dias 30, 31 de janeiro e 1 e 4 de fevereiro de 2019.

As vagas eventualmente não ocupadas ao final das chamadas regulares, referentes ao processo seletivo Sisu 2019/1, serão preenchidas mediante utilização prioritária da lista de espera disponibilizada pelo próprio Sisu. Para participar da lista de espera o estudante deverá obrigatoriamente confirmar o interesse na vaga, durante o período de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2019.

Confira o quadro de vagas em todos os câmpus no Anexo IV do edital

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (48) 3341-9700.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC / Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC.