ifsc


Em solenidade iniciada às 16 horas do último sábado (16), no auditório do câmpus São José, receberam os seus diplomas quatro alunos do curso técnico integrado em Comunicação Visual, turma de surdos, cinco do mesmo curso da turma de ouvintes, e seis do técnico subsequente de Tradução e Interpretação de Libras. Na sequência, às 19 horas, foi a vez dos 19 formandos da primeira turma do ensino médio técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). 

Além da mesa de autoridades, que foi composta pelo Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro, representando a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a diretora-geral do câmpus, Carmem Cristina Beck, a chefe do departamento de ensino, pesquisa e extensão, Simone Lima, o coordenador do curso de Comunicação Visual, Renato Calixto, a coordenadora do curso de Tradução e Interpretação de Libras, Silvana Nicoloso, e o coordenador do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática, Eduardo Chaves; prestigiaram o evento cerca de 250 convidados, entre eles familiares e amigos dos formandos, técnicos-administrativos e professores do IFSC Palhoça Bilíngue.

No discurso da oradora da turma de ouvintes do curso de Comunicação Visual, Maria Eduarda de Andrade Batista, a gratidão pelo aprendizado, “toda a evolução construída dentro e fora da sala de aula é atribuída hoje a todos que nos estenderam a mão, o livro, o papel, a caneta e o conhecimento, que nos torna infinitos nesse universo”. Já no discurso do orador do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Eliseu Selbach Figueiro, a saudade já anunciada, “acredito que todos nós vamos sentir saudades desses momentos em que estivemos juntos, lutando pelos nossos sonhos e objetivos”. E com boas expectativas para o futuro, prosseguiu: “hoje estamos aqui para receber o nosso troféu, e que nesse jogo da vida possamos continuar e ganhar outros troféus”. 

A emoção tomou conta dos presentes, principalmente na segunda solenidade, com a conclusão da primeira turma de ensino médio voltada à educação de jovens e adultos, isso porque muitos dos formandos, com idades que variam de 20 a 56 anos, já haviam abandonado os bancos da escola há anos. Talvez fosse esse o motivo das lágrimas rolarem soltas enquanto discursava o paraninfo da turma, Eduardo Chaves, “a história de vida desses alunos é marcada por inúmeras lutas, por constantes desafios, por decepções, por desilusões, por alegrias, e por vitórias. E eles, alunos, sabem que não nasceram em 'berço de ouro' e que precisam a cada dia se desdobrar na busca por melhores condições de vida”, elucidou o paraninfo.

As turmas tiveram como paraninfos e nomes de turma:

Comunicação Visual – turma de surdos
Paraninfa: Profa. Bruna Neves
Nome de Turma: Prof. Fabrício Mahler

Comunicação Visual – turma de ouvintes
Paraninfa: Profa. Silvana Fernandes
Nome de Turma: Prof. Cláudio Ferretti

Tradução e Interpretação de Libras
Paraninfa: Profa. Silvana Nicoloso
Nome de Turma: Prof. Paulo Gauto

Manutenção e Suporte em Informática (Proeja)
Paraninfo: Prof. Eduardo Chaves
Nome de Turma: Profa. Elisa Pivetta

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!