Vídeo em Libras

Foi lançado no dia 8 de maio o edital do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), voltado a pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada, mas desejam comprovar suas competências e solicitar a certificação. A idade mínima para solicitar a certificação do ensino fundamental é de 15 anos, e a do ensino médio, 18 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Encceja de 20 a 31 de maio. A aplicação das provas será no dia 25 de agosto de 2019, das 8h às 13h e das 14h30 às 20h. Os aprovados em todos os componentes curriculares poderão requerer os certificados do ensino fundamental ou médio junto às instituições certificadoras. Quem for reprovado em algum componente curricular pode solicitar declaração de proficiência nos componentes em que foi aprovado.

Antes de se inscrever, os candidatos devem consultar o edital do Encceja, que contém todas as informações sobre o exame que será aplicado em 2019. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame, uma versão do edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras) será divulgada nos próximos dias, no canal do Inep no Youtube. Mais informações também podem ser obtidas no site do Inep.

Cronograma - Encceja 2019
Inscrições: 20 a 31/5/2019
Solicitação de atendimento especializado: 20 a 31/5/2019
Solicitação de atendimento pelo nome social: 3 a 7/6/2019