O Câmpus Palhoça Bilíngue teve cinco projetos aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) para receber recursos do edital de Protagonismo Discente, que começam a ser executados neste semestre. Ao todo, foram avaliados 85 projetos de todo o IFSC.

O edital de protagonismo discente tem como objetivo apoiar projetos que visam transformar a realidade local de onde vivem os estudantes. As equipes selecionadas devem executar os projetos até 19 de dezembro de 2019.

Uma das propostas do Câmpus Palhoça Bilíngue que foi aprovada é a 'Os espaços para debate na causa LGBTQI+', de autoria do estudante Mateus Pereira de Sousa, do curso de Tradução e Interpretação de Libras/Português. A ideia é promover uma sequência de atividades que envolvam debates, palestras e oficinas para discutir questões afirmativas com foco para o público LGBTQI+ com acessibilidade para pessoas surdas e ouvintes, usando a técnica do teatro-fórum. “O objetivo desta prática é expor, por meio de uma apresentação de teatro, um problema visível da comunidade e fazer com que os próprios membros sugiram uma solução e troquem de lugar com quem está em cena, levando a uma outra perspectiva da possível resolução do problema”, explica Mateus na proposta.

A 'Websérie Casa da Cultura Açoriana de Palhoça em Libras', outra proposta aprovada, tem como objetivo desenvolver conteúdos bilíngues (Libras/Português) sobre a Casa de Cultura Açoriana de Palhoça, localizada no bairro Enseada do Brito, e suas atividades, além de dar continuidade ao projeto 'Resgate da Memória Palhocense' por meio da produção audiovisual bilíngue. Vai ser produzida uma websérie bilíngue sobre a história e as atividades da Casa. Ao final, a websérie será postada em um canal no YouTube. A proposta é da estudante Glória Maria Silveira, do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

'Luz, Câmera, Bilíngue!' é uma proposta de intervenção que visa divulgar eventos e atividades socioculturais em Libras e língua portuguesa para alunos do Câmpus Palhoça Bilíngue por meio de produção audiovisual. Além disso, pretende divulgar o câmpus nas mídias sociais para um reconhecimento positivo da instituição, informar e incentivar a participação de surdos nos eventos culturais da região de Palhoça e promover o fortalecimento de vínculo da instituição com a comunidade, evitando a evasão escolar. A autora da proposta é a estudante Laís Rovani Teixeira, do curso de Tecnologia em Produção Multimídia.

O 'Manual de Calourxs Bilíngue do IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue' será desenvolvido por meio de uma página na internet, para disponibilizar informações que calouros e calouras precisam saber, na visão do autor da proposta (Heitor Gonçalves de Paula Ramos, de Tecnologia em Produção Multimídia) para aproveitar as oportunidades, os serviços e as atividades que o IFSC oferece. Esse manual irá incluir informações sobre o funcionamento do câmpus, dicas de moradia e alimentação, funcionamento do transporte público municipal, breves descrições dos cursos oferecidos e instruções como as possibilidades de auxílios (permanência, moradia, entre outros).

O 'Sustentabilifsc' pretende executar atividades como palestras, oficinas e mostra de mini-documentários com temas relacionados ao uso do plástico, à sustentabilidade e ao meio ambiente, dentro e fora do câmpus. A autora da proposta, Ísis Gualdi, do curso técnico em Comunicação Visual, também tem a intenção de promover oficinas para a comunidade em escolas da região. O objetivo do projeto é conscientizar as comunidades interna e externa sobre os malefícios de uso do plástico, “de forma que passem a evitar o uso desses materiais e, quando necessário, dar o destino certo a eles, diminuindo a produção de lixo plástico”.

Por Coordenadoria de Jornalismo