ifsc


O Câmpus Palhoça Bilíngue teve três iniciativas aprovadas no edital 09/2019 da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), que trata de projetos de extensão ou eventos de curta duração. As três vão receber recursos da Proex para serem executadas até o fim de 2019.

O Fórum Estadual de Educação Bilíngue, com o tema “Políticas Educacionais e Linguísticas”, foi uma das ações aprovadas no edital. O evento, promovido pelo IFSC, vai ocorrer em 6 de novembro, em Palhoça, e tem como público-alvo professores e gestores da rede pública de ensino, estudantes e professores universitários, pesquisadores, tradutores e intérpretes de língua de sinais, comunidade surda e demais profissionais interessados no tema. 

Seus objetivos são fomentar o debate sobre políticas educacionais e linguísticas da educação bilíngue, refletir sobre os desafios da implantação de escolas ou classes bilíngues em Santa Catarina e propor ações conjuntas que possam ser realizadas em Santa Catarina. Apoiam o Fórum Estadual de Educação Bilíngue a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (Semesp), a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).

Outro evento que foi aprovado no edital é a 3ª Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português). A Semana vai ocorrer de 6 a 8 de novembro, com oficinas e palestras para a comunidade externa, com prioridade para escolas parceiras de estágio e instituições de educação básica. Seu objetivo é promover o debates relacionados às propostas de consolidação de políticas públicas de educação bilíngue (Libras-português) e discussão de propostas pedagógicas para estudantes surdos e ouvintes na educação infantil. O evento será organizado por uma comissão composta por estudantes e professores do curso de Pedagogia Bilíngue.

A terceira iniciativa do câmpus aprovada é o projeto “Shakespeare para Crianças”, que consiste em oficinas para crianças com contação de histórias bilíngue (Libras/Português) a partir dos textos do dramaturgo inglês William Shakespeare. A proposta é aliar os conhecimentos das áreas de educação bilíngue, teatro e literatura, fomentar a criação artística, promover a acessibilidade cultural e o interesse pela leitura de crianças surdas e ouvintes. 

Será feita adaptação e tradução da história da peça "Romeu e Julieta", de Shakespeare, para Libras, além de criação de contação de histórias bilíngue (Libras/português) para crianças, oficinas com atividades práticas de expressão corporal ministrada pelos parceiros, tradução e registro em vídeo da dramaturgia de "Romeu e Julieta" para Libras, visitas técnicas e agendamento da apresentação de contação de histórias bilíngue para crianças escola da região metropolitana de Florianópolis. 

Por Coordenadoria de Jornalismo

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!