Vídeo em Libras Estão abertas até 25 de outubro as inscrições em dois eventos do Câmpus Palhoça Bilíngue: o Fórum Estadual de Educação Bilíngue para Surdos: Políticas Educacionais e Linguísticas e a III Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site dos eventos. Existe a possibilidade de se inscrever em apenas um dos eventos ou nos dois juntos, já que eles ocorrem em dias consecutivos (o Fórum em 6 de novembro e a Semana em 7 e 8 de novembro) em Palhoça.

Professores e gestores da rede pública de ensino, estudantes e professores de cursos de pedagogia bilíngue (Libras-Português) e outras licenciaturas, pesquisadores, tradutores e intérpretes de língua de sinais, comunidade surda e outros profissionais interessados na temática fazem parte do público-alvo dos dois eventos.

Fórum

O Fórum Estadual de Educação Bilíngue para Surdos é promovido pelo IFSC, com apoio da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina (SED), e vai ocorrer no auditório do edifício Atrium Offices, no bairro Pedra Branca. Os principais objetivos do Fórum são fomentar o debate sobre políticas educacionais e linguísticas da educação bilíngue (Libras-português), refletir sobre desafios da implantação de escolas ou classes bilíngues e propor ações conjuntas que possam ser realizadas em Santa Catarina.

A programação do Fórum está disponível no site e inclui palestras e mesa-redonda. A palestra de abertura será ministrada pela secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar.

Semana

A III Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) é organizada por servidores e estudantes do curso e vai ocorrer no Câmpus Palhoça Bilíngue, também no bairro Pedra Branca.

Os objetivos da Semana incluem promover a formação e o compartilhamento de saberes com instituições e profissionais da educação infantil e dos anos iniciais, debater propostas pedagógicas voltadas a estudantes surdos e ouvintes da educação infantil e dos anos iniciais e estimular o protagonismo dos estudantes na organização e execução de atividades pedagógicas para a comunidade.

O evento está com período de submissão de resumos de trabalhos científicos, nas modalidades comunicação e oral e apresentação de pôster, aberto até 15 de outubro. As propostas devem ser formatadas de acordo com os modelos disponíveis no site e enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os trabalhos devem estar relacionados a educação, cultura, ou escolarização e aquisição linguística das comunidades surdas.

Para mais informações, acesso o site dos eventos.

Por Coordenadoria de Jornalismo