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Vídeo em LibrasNesta semana, noticiamos em todos os nossos canais oficiais a suspensão das aulas e atividades presenciais para evitar a proliferação do coronavírus em Santa Catarina. Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas que recebemos de alunos e servidores, além de trazer algumas orientações adicionais sobre este período e sobre as medidas adotadas pelo IFSC.

Todas as medidas institucionais foram definidas pelo Comitê Permanente de Gestão de Crises do IFSC. Esse comitê é um grupo de lideranças do IFSC de diversas áreas que toma decisões quando surgem desafios complexos e que demandam atitudes rápidas. Ele foi criado em 2013 e a última vez em que atuou foi na greve dos caminhoneiros, em 2018. Então, leia esta postagem até o final porque o assunto é sério.As próximas semanas serão de mudanças na rotina, portanto sempre que você tiver alguma dúvida, retorne a este post e veja se ela já não está respondida por aqui. Caso a questão permaneça, encaminhe pra gente pelas nossas mídias sociais (Facebook, Instagram ou Twitter) ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Nós vamos manter vigilância para que você sempre esteja atualizado, já que o cenário da pandemia muda a cada dia e isso pode fazer com que novas medidas sejam tomadas. Sim, do dia para a noite as orientações podem mudar.

Para tranquilizar você, cabe mencionar que, até o momento da publicação deste post, não sabemos de nenhum aluno ou servidor do IFSC que tenha testado positivo para o coronavírus. Claro que a gente espera que não chegue a isso, mas, caso algum aluno ou servidor faça o teste e receba resultado positivo, deve informar a instituição pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A instituição definirá as medidas a serem tomadas, a depender de cada caso. Vale lembrar que ninguém será identificado nem exposto. O pedido de informação é somente para estatísticas e providências conforme protocolos amplamente divulgados pela imprensa.

Vamos, então, às perguntas que foram encaminhadas. Para facilitar a sua leitura, dividimos as respostas abaixo com as seguintes temáticas:

● Suspensão das aulas e atividades acadêmicas a distância
● Assistência estudantil e bolsas de pesquisa e extensão
● Intercâmbio e viagens
● Formaturas e eventos
● Ingresso em novos cursos
● Servidores, estagiários e funcionários terceirizados

Suspensão das aulas

1) Por que as aulas foram suspensas?

As aulas foram suspensas para diminuir a circulação de pessoas e evitar que colegas que eventualmente sejam portadores do coronavírus tenham contato com pessoas saudáveis, aumentando a transmissão de forma acelerada. Essa medida se chama distanciamento social e é uma das mais importantes – além das medidas de higiene – para evitar o contágio.

O objetivo do distanciamento social é “achatar a curva da pandemia”, ou seja, evitar que um grande número de pessoas fique doente ao mesmo tempo, sobrecarregando nossos sistemas de saúde. Com as medidas de distanciamento, a tendência é que o número de infectados não cresça tão rapidamente e todos que precisarem de atenção hospitalar possam ser atendidos. Por isso, faça a sua parte e fique em casa neste período.

Confira no vídeo abaixo os gráficos de simulação de contágio com e sem distanciamento social. Os gráficos foram desenvolvidos pelo jornal norte-americano The Washington Post.

 

2) Disponibilizar máscaras e álcool gel para todos não poderia ser uma medida eficiente de contenção da pandemia, evitando o cancelamento das aulas?

O uso de máscaras é recomendado especialmente para quem possui sintomas, a fim de evitar que transmita o vírus. Para pessoas saudáveis, a única forma de evitar o contágio é não circular em ambientes onde possa haver pessoas infectadas.

Todas as medidas adotadas pelo IFSC seguem as recomendações nacionais e internacionais. Poucos assuntos mobilizam o planeta todo - esse é um deles. O distanciamento social é a forma mais eficiente e cientificamente comprovada para barrar a transmissão em massa do coronavírus. Por isso, evite sair de casa e não frequente ambientes com aglomeração de pessoas. Também é importante evitar o contato com idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco.

3) As aulas no IFSC serão suspensas por quanto tempo?

Inicialmente havíamos suspendido as aulas até o dia 31 de março, porém, considerando o decreto de situação de emergência do Governo do Estado de Santa Catarina, o Comitê Permanente de Gestão de Crises do IFSC decidiu ampliar a suspensão para 30 dias, ou seja, até o dia 16 de abril. O período poderá ser reavaliado e estendido caso se torne necessário.

4) As aulas podem voltar antes desse prazo?

Não, o prazo de 30 dias - até 16 de abril - será cumprido.

5) As aulas de cursos a distância também serão suspensas?

Não, somente deixarão de ocorrer os encontros e as provas presenciais nos polos e núcleos. Videoconferências, entregas programadas e conteúdos de estudos seguem disponíveis no Moodle. Se você é aluno EaD e está com alguma dificuldade, envie uma mensagem para seu professor ou faça uma postagem no Fórum criado para relacionamento com a coordenação do seu curso. Todos os estudantes, do presencial e da EaD, precisam abrir o e-mail cadastrado no IFSC diariamente para acompanhar as tarefas e orientações repassadas. Algumas serão postadas direto no SIGAA, fique atento!

6) No caso dos cursos presenciais, vai haver algum tipo de aula a distância em substituição?

Sim, o calendário acadêmico não foi suspenso. Você, estudante, receberá atividades diariamente. Os professores estão repassando conteúdos e tarefas por meio do SIGAA, Moodle e outros meios de comunicação on-line (você sabe quais sua turma usa, certo?). Não perca as orientações do seu professor. Vale conversar e tirar dúvidas pelo WhatsApp, mas as atividades devem ser entregues no SIGAA ou Moodle para que o IFSC tenha registros oficiais - tanto você, aluno, quanto seu professor podem fazer isso. Aproveite este momento para buscar novas formas de estudar, troque ideias com seus colegas pelos meios de comunicação on-line, organize grupos de estudo a distância. E conte com a gente se precisar de ajuda: seu professor seguirá à disposição. 

7) Professores podem solicitar atividades neste período para serem feitas de casa?

Sim, e eles já estão fazendo isso! Essa é a medida para não perdermos todo o período letivo. A gente sugere que o aluno organize um tempo diário para desenvolver as atividades e cobre dos professores as orientações. Escolha um lugar arejado e silencioso. É preciso muita disciplina para não se perder maratonando. Em caso de dúvidas ou problemas na comunicação, envie e-mail para a coordenação do seu curso.

8) Como funcionará a reposição de aulas?

Agora é a hora de nos distanciarmos fisicamente para evitar a contaminação em massa. Quando este período passar, analisaremos a situação e passaremos novas informações sobre como será feita a reposição - principalmente das aulas práticas.

9) O que será feito em relação a provas e trabalhos? 

A presença nas aulas a distância é avaliada por meio da entrega de atividades. Assim, os professores devem prever formas de avaliação. Os casos de alunos que não possuam acesso a computador ou internet e, por isso, não consigam entregar as atividades, serão analisados posteriormente, quando retomarmos as atividades normais.

10) Vou ficar sem minhas férias?

Ninguém quer comprometer as férias! É possível que o período da virada de semestre tenha que ser alterado em consequência de futuros ajustes no calendário, mas isso só ocorrerá se não conseguirmos "achatar a curva de crescimento da pandemia". Com a colaboração de todos, manteremos as férias. Mas só conseguiremos ter as informações precisas sobre como ficará o calendário acadêmico mais pra frente. Não fique ansioso com isso neste momento.

11) O uso dos laboratórios pelos alunos também está suspenso?

Sim, todas as atividades presenciais estão suspensas e ninguém está frequentando nossos câmpus. Os prédios foram fechados. Nos casos em que possa haver prejuízos irreversíveis aos experimentos ou atividades programadas, a orientação é que se contate o coordenador do projeto ou do curso para verificar as medidas possíveis, em diálogo com a direção-geral do câmpus.

12) As bibliotecas do IFSC continuam funcionando?

Não. O que segue funcionando é nosso Acervo Digital, que você pode acessar neste link. Caso você tenha materiais emprestados em casa e esteja preocupado com o prazo de devolução, não se preocupe: todos os materiais foram renovados automaticamente para o dia 16 de abril. Não vai ter multa.

Assistência estudantil e bolsas de pesquisa e extensão

1) Os editais de auxílio-moradia e de participação em eventos estão mantidos? 

Aqueles já publicados, sim. Não haverá suspensão no repasse dos auxílios. Porém, novos editais de assistência estudantil não serão lançados, já que eles dependem da retomada das atividades.

2) Haverá alteração no pagamento de bolsas de assistência estudantil?

Não, os pagamentos estão mantidos. Estão suspensas apenas novas avaliações do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), com algumas poucas exceções, pois essas avaliações dependem da circulação física de documentos.

3) Como ficam as bolsas de projetos de pesquisa ou extensão?

O calendário dos projetos está suspenso, mas o pagamento das bolsas está mantido. Nos casos em que possa haver prejuízos irreversíveis aos experimentos ou atividades programadas, a orientação é que se contate o coordenador do projeto ou do curso para verificar as medidas possíveis. Outra vez, consultada a direção-geral do câmpus.

4) Há alguma alteração no Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs)?

Não serão feitas novas avaliações de IVS no momento, mas quem já foi contemplado seguirá recebendo as bolsas normalmente.

Intercâmbio e viagens

1) O que acontece com os alunos que foram selecionados para intercâmbio e já estão no exterior?

Os intercambistas do Propicie, programa de intercâmbio do IFSC, foram orientados a retornar ao Brasil. Os estudantes que cursam dupla-titulação internacional devem decidir pela permanência ou não no exterior, em diálogo com seus familiares ou responsáveis e em acordo com a instituição estrangeira.

2) Qual o procedimento em relação a viagens?

Todas as viagens institucionais estão suspensas por 30 dias, ou seja, até 16 de abril.

3) Posso fazer uma viagem particular durante o período de suspensão das atividades institucionais presenciais?

De acordo com o Governo do Estado de Santa Catarina, os transportes municipais, intermunicipais e interestaduais deixam de circular por um período de sete dias a contar de 19 de março. No caso das linhas que conectam Rio Grande do Sul com o Paraná e passam por Santa Catarina, por exemplo, elas podem circular, mas não podem pegar ou deixar passageiros em território catarinense.

Formaturas e eventos

1) Quem teve a solenidade de formatura suspensa deve fazer o quê?

A emissão de diplomas e certificados está suspensa. Demandas emergenciais serão apreciadas pelos Registros Acadêmicos de cada câmpus. As solicitações emergenciais devem ser enviadas exclusivamente pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Seria precipitado dizer se haverá remarcação e quando será sua cerimônia. Mas tenha calma: quando as atividades retornarem, as direções-gerais dos câmpus vão se empenhar para colocar o calendário de eventos em dia, e isso inclui as formaturas.

2) Quais eventos estão suspensos?

Todos os eventos em um período de 30 dias, ou seja, até 16 de abril, estão suspensos. Isso inclui formaturas, palestras, eventos externos, encontros, reuniões - todo tipo de evento! É para ficar em casa. Só pode curtir uma live com o professor ou os colegas, assistir uma TEDX e outros programas em família. Isolamento social são as palavras de ordem.

3) O JIFSC e o Sepei serão suspensos?

No momento os dois eventos estão mantidos no calendário institucional, mas novas medidas poderão ser tomadas. Tudo depende dos resultados que alcançarmos nesta etapa de prevenção da proliferação do coronavírus.

Ingresso em novos cursos

1) O calendário de ingresso está mantido?

Sim, as inscrições para cursos de qualificação estão abertas por meio de nosso sistema on-line de ingresso. Porém, não estão disponíveis os telecentros para suporte a quem tem dúvidas ou dificuldade de infraestrutura. Para que ninguém seja prejudicado, quando a situação estiver normalizada, avaliaremos prorrogar as inscrições com o serviço de telecentros restabelecido.

2) Como ficam as matrículas presenciais das vagas remanescentes que estão abertas? 

As matrículas estão temporariamente suspensas, pois acontecem de forma presencial.

3) A prova de seleção para os cursos técnicos integrados vai ter sua data alterada?

No momento não estamos com inscrições abertas para os cursos técnicos integrados. Quando o edital for lançado, divulgaremos todas as datas.

Servidores, estagiários e funcionários terceirizados

1) Servidores poderão trabalhar de casa por quanto tempo? Como deve ocorrer esta organização do trabalho remoto?

O trabalho remoto está autorizado até o dia 16 de abril, conforme portaria da Reitora. O gestor imediato demanda diariamente os servidores quanto às atividades a serem realizadas e as equipes organizam formas de fazer o registro. O Sistema Integrado de Gestão (SIG) facilita o trabalho remoto, e a maior parte das atividades poderá ser executada fora da instituição. No entanto, existem exceções e outras plataformas de trabalho em home office, como as ferramentas do Google que foram liberadas para os servidores.

2) Como fica o trabalho dos servidores em setores considerados essenciais? E quais são estes setores?

O trabalho presencial está suspenso em todos os câmpus e na Reitoria. Portanto, todas as atividades estão sendo organizadas para que aconteçam remotamente. Algumas atividades, no entanto, serão suspensas pela impossibilidade de sua realização sem etapas presenciais – é o caso dos processos de licitação em andamento, por exemplo. As empresas dos nossos fornecedores, em diversas áreas, também estão cumprindo a medida de isolamento social.

3) Como funcionará o controle de ponto no caso dos técnicos administrativos?

Conforme previsto na portaria, os servidores deverão incluir justificativa no SIGRH - será incluída uma única ocorrência para o período todo.

4) Que atividades os docentes irão desenvolver durante a suspensão das aulas?

Os docentes devem realizar suas atividades remotamente, da mesma forma que os técnicos administrativos e os alunos, executando, dentro do possível, o planejamento de sua carga horária e mantendo o contato e as atividades on-line com seus alunos.

5) A suspensão de aulas irá interferir nas férias dos servidores?

As férias agendadas, por enquanto, não estão impactadas, uma vez que o calendário acadêmico está mantido.

6) Quem faz estágio no IFSC vai continuar recebendo sua bolsa?

Sim, vai continuar recebendo a bolsa normalmente e entra no regime de trabalho remoto junto com os servidores. Se você é estagiário no IFSC, converse com seu chefe imediato para receber as orientações.

7) Os funcionários terceirizados serão dispensados?

Sim, com o fechamento dos prédios dos câmpus e da Reitoria e a manutenção integral das atividades remotamente, somente serão mantidos os serviços de segurança patrimonial. Essa medida é válida por sete dias, conforme estabelece o decreto do Governo do Estado de Santa Catarina.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas. 

Não esqueça: além de ficar em casa, não compartilhe informações falsas ou imprecisas. Se tiver dúvidas, procure os canais oficiais de comunicação do IFSC e dos órgãos de saúde. 

Seguimos conectados, mesmo que não presencialmente. Distantes, mas perto. Vocês entendem, né? <3

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