ifsc


Estamos na segunda semana de distanciamento social e esperamos que vocês estejam em casa se cuidando e ajudando a conter esta pandemia. #IFSCemcasa

Como vocês sabem, nosso Comitê Permanente de Gestão de Crises decidiu suspender as aulas até 16 de abril pelo menos. O calendário acadêmico está mantido por enquanto com atividades não-presenciais. Quem tiver dúvidas sobre as medidas adotadas pelo IFSC, pode ler este post antes de continuar.

Aliás, estamos fazendo uma pesquisa para saber o que nossos alunos e servidores estão achando dessas medidas. Cliquem aqui para participar. É um formulário bem rápido que pode ser respondido até domingo (29). Não deixem de dar a sua opinião! ;)
 

Sabemos que ter que ficar em casa é uma situação nova para todo mundo. Estamos aqui para lembrar que, apesar de as aulas presenciais estarem suspensas, isso não significa que nossos alunos e servidores estejam de férias. Até para o bem da nossa saúde mental neste período, é importante nos mantermos conectados e fazendo alguma atividade.

Para que este tempo possa ser bem aproveitado, separamos algumas dicas para nossos estudantes lidarem com o distanciamento social de uma forma mais produtiva:

1) Estude em casa
 

Só porque as aulas estão suspensas, não significa que você não pode estudar, não é? Que tal rever aquele conteúdo? Inclusive, dá para estudar em grupo utilizando o Google Meet, recurso que todo aluno do IFSC tem direito já que o webmail institucional dos alunos é o Gmail. Vejam aqui como acessar,

Aproveitem que estamos em início de semestre para organizar seus estudos. Leiam as dicas que já demos neste outro post.
 

Nossos professores estão encaminhando materiais e atividades para os alunos por meio do Sigaa, Moodle, e-mail ou outro canal de comunicação mais adequado ao desenvolvimento das atividades propostas. Não deixem de conferir aqui as orientações para essas atividades não presenciais.

 

2) Descubra novos locais para encontrar conteúdo 

  • Acervo Virtual

Vocês querem continuar estudando, mas a Biblioteca está fechada… Nem tudo está perdido. Nossos alunos têm acesso a uma série de materiais on-line no Acervo Virtual. O acervo possui possui mais de 150 mil títulos de e-books das mais variadas áreas do conhecimento e em diversos idiomas, entre eles, português, inglês e espanhol. Os alunos podem acessar o acervo por meio do Sigaa e os servidores pela Intranet.  
 

  • Periódicos da Capes 

Outra ferramenta para seguir estudando é o portal de Periódicos da Capes, uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. 

Vejam aqui como acessar da sua casa.


Aproveite o tempo “livre” e aprenda a usar o Portal. Neste link, há materiais didáticos e informações de treinamentos on-line. 

  • Springer Link

Leituras não vão faltar. No Springer Link, há e-books em diversas áreas do conhecimento.  

  • Repositório Institucional do IFSC

Querem ver o que já foi produzido por nossa comunidade acadêmica, como TCCs e dissertações? Acessem nosso repositório institucional.

Também é possível acessar teses e dissertações existentes em meio eletrônico das instituições de ensino superiores brasileiras na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

  • Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Tá bom, a gente sabe que não é a coisa mais legal do mundo, mas vocês também tem acesso remoto às normas da ABNT pelo SIGAA Portal Discente (serviços externos). 

 

3) Assista ao conteúdo do canal do IFSC no YouTube

Nem todo mundo sabe, mas o IFSC possui uma grande produção de conteúdo em vídeos que ficam armazenados no nosso canal no YouTube - além de serem compartilhados nas nossas mídias sociais. Que tal dar um descanso pra Netflix? 

Há vídeos sobre atividades desenvolvidas na instituição, com dicas, curiosidades gerais e até as transmissões das edições passadas dos Jogos do IFSC (JIFSC) para quem ficar nostálgico durante este período. Temos certeza que alguma coisa vai despertar o interesse de vocês!

Ah, sim! Temos uma playlist especial sobre o coronavírus.

Vejam todo o conteúdo aqui.

Falando em YouTube, vocês conhecem o YouTube Edu? Nele há videoaulas para disciplinas gerais de Ensino Médio.

4) Explore o menu Estudantes do nosso site
 

A gente já falou neste post como ficamos chateados quando alguém diz que não soube de algo que divulgamos. 

 

 

Pois é, temos diversos canais de comunicação para manter vocês informados e, inclusive, criamos uma área só para vocês no nosso Portal -> o menu Estudantes.

Deem uma navegada por lá e vejam com uma atenção especial os Documentos Úteis - afinal, eles não têm esse nome à toa.
 

 

Se sentiu falta de algo neste menu, mande sua sugestão para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

5) Acesse os recursos da Amazon e Microsoft

 

Alunos do IFSC podem utilizam os serviços da Amazon e da Microsoft. Que tal ver o que tem de interessante por lá? Vejam como ter acesso aqui.

 

6) Leia um livro

 

Tá bom, vocês podem estar pensando: "A biblioteca está fechada!". Mas será que vocês não tem nenhum livro aí na sua casa?

 

 

Duvidamos! :P

Mas se esse for o problema, não há mais desculpa. Há diversos livros que podem ser acessados gratuitamente pela internet.

A Editora da UFSC, por exemplo, disponibilizou 57 obras digitais gratuitas. O IFSC também tem alguns livros e periódicos publicados, sobre temas variados, e que você pode consultar on-line em nosso site.

Há ainda o portal do Domínio Público, que dá acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos) já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada por serem patrimônio cultural brasileiro e universal.
 

7) Faça um curso on-line

 

Para quem conseguir se organizar direitinho, dá até de fazer um curso on-line, além de suas atividades acadêmicas. Diversas instituições e empresas estão disponibilizando cursos gratuitos neste período de distanciamento.

No IFSC, o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância - Cerfead - tem três cursos a distância: Estratégias de Ensino para a Educação Profissional e Tecnológica (voltados a profissionais da área da educação), Ensino Híbrido (para graduados em qualquer curso) e Responsabilidade Socioambiental, aberto a qualquer pessoa.

As inscrições devem ser feitas até 7 de abril no Sistema de Ingresso do IFSC. Para mais informações, leia o Edital 32/DEING/2020-1: Cursos de Qualificação Profissional - EaD - Cerfead.

O Instituto Federal de Brasília organizou em um post várias opções de cursos. Vejam aqui!

8) Visite lugares sem sair de casa

Só porque não devemos sair de casa, isso não significa que a gente não passear por aí - virtualmente, é claro. É possível fazer um tour virtual por museus do Brasil e do mundo. Separamos alguns pra vocês:

 

9) Faça exercício físico

Como publicamos no post anterior, é importante que vocês consigam fazer algum tipo de atividade física nesse período mesmo dentro de casa. Manter o corpo ativo ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade - bem presentes neste momento -, colaborando para mantermos nossa saúde mental em dia também.

Vocês encontram dicas dos nossos professores de Educação Física aqui.

10) Relaxe

E lógico que nem só de estudos vocês vão - e devem - viver nesses dias. Essas dicas são para ajudar a aproveitar este tempo de distanciamento social, mas sabemos que, diante desta situação, nem sempre será possível manter a produtividade.

Vamos seguir com nossas atividades acadêmicas - até para continuarmos conectados - mas, mais fundamental, é que vocês estejam bem. Não se cobrem muito e busquem formas de relaxar.

Marquem conversas de vídeo com seus amigos e familiares, ouçam músicas e podcasts - inclusive, o nosso ;)... faça o que te fizer bem.

Quando chegar o momento de descontração, que tal brincar com os templates que disponibilizamos no nosso Instagram

É bem fácil! Acessem o item Templates nos stories em Destaques, deem um print e compartilhem nos seus stories nos marcando.
 

Ah! E sigam nos marcando com a hashtag #IFSCemcasa. Assim podemos continuar vendo vocês ainda que virtualmente. 

Estamos com saudades, mas seguimos aqui separados e mais juntos! <3

IF-SC Horário de funcionamento do Câmpus: das 8h às 22h30min
 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos blog da reitora estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, s/n - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!