IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue

Nesta seção estão disponíveis os projetos de pesquisa em andamento e os encerrados, desenvolvidos no IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue.

Veja os projetos de pesquisa que estão em andamento no período de 2019 clicando nos itens abaixo. 

EDITAL 2019: PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO - pesquisas em andamento

Videoaulas em Libras: estudo e produção de conteúdos de astronomia

Edital: 23/2018
Título do Projeto: Videoaulas em Libras: estudo e produção de conteúdos de astronomia
Coordenador: Edimara Lúcio Rupolo
Vigência: 03/2019 a 12/2019
Bolsistas: João Pedro de Abreu; Júlia Magalhães Barbosa; Gabriel Kock e Alexsander da Silva de Oliveira.


Resumo do projeto:
Este projeto visa investigar estratégias de integração dos “elementos visuais” com a Libras na produção de videoaulas. A metodologia está estruturada em revisão bibliográfica, análise de produtos similares, elaboração de roteiro na perspectiva bilíngue, roteiro de ilustração e animação, avaliação de interfaces e modalidades para integração dos “elementos visuais” com a Libras, produção e análise do produto pelos surdos após a produção. Para experimentação será desenvolvida uma videoaula. Para os alunos, o projeto é uma importante oportunidade para a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação técnica e profissional, bem como, instigar a busca por soluções diante de uma situação-problema – demanda. O projeto envolve docentes, técnicos do câmpus e alunos surdos e ouvintes dos cursos técnicos, superiores e pós-graduação.

Material didático sobre Cultura Surda 

Edital: 23/2018
Título do Projeto:
Material didático sobre Cultura Surda
Coordenador:
Fabrício Mahler Ramos
Vigência:
03/2019 a 12/2019
Bolsistas:
Jaqueline Andresa Ramos; Raffaela Ramona Marie Maidana; Wesley Fernando da Silva e Rafael Guilherme Gonçalves

Resumo do projeto:
Este projeto tem como principal objetivo desenvolver material didático sobre a Libras e a Cultura Surda para a sociedade como um todo. Os materiais produzidos serão utilizados nas unidades curriculares de Libras e Cultura Surda nos diferentes cursos ofertados pelo IFSC Palhoça Bilíngue e também oferecidos para as escolas de surdos, escolas inclusivas que tiverem alunos surdos matriculados e associações de surdos. Esses materiais serão disponibilizados em uma página do projeto no Youtube, no site do Câmpus Palhoça Bilíngue e alguns exemplares de DVDs serão distribuídos para instituições de ensino da região da Grande Florianópolis. O material será produzido em vídeo com sinalizantes da Libras e será legendado em Português para possibilitar o entendimento das informações por quem não é fluente em língua de sinais e para incentivar as pessoas a aprenderem cada vez mais sobre a cultura surda e a melhorarem a sua comunicação entre surdos e ouvintes no cotidiano.

Ensinar Física aos surdos: o desafio do material didático 

Edital: 23/2018
Título do Projeto:
Ensinar Física aos surdos: o desafio do material didático
Coordenador:
Silvana Fernandes
Vigência:
03/2019 a 12/2019
Bolsistas:
Cristian da Silva Laurrentino; Mayara Santos Correa e Wallyson Felipe Roberto

Resumo do projeto:
Este projeto tem por objetivo a construção de experimentos de Física com a produção de vídeos explicativos em Libras. Os alunos pesquisadores irão além de realizar a pesquisa, construir os experimentos, gravar e editar os vídeos e apresentar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Palhoça Bilíngue em 2019. Para a execução de todas as etapas, os alunos terão que utilizar os conhecimentos adquiridos (construídos) em várias disciplinas do curso. Para além disso, espera-se que o material produzido possa ser utilizado, não apenas nesse câmpus, mas também em outros câmpus e instituições. Por isso, tem-se a intenção de que os experimentos sejam de fácil reprodução e de custo acessível.

end faq

 


Pesquisar

Main Menu

Login Form