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Um ótimo desafio!

Um Projeto de identidade visual consiste na elaboração de uma assinatura visual (ou marca) e no desenvolvimento dos principais aplicativos.

Tem como objetivo transmitir as ideias que caracterizam a empresa ou organização, criando um estilo para a comunicação visual que torne a marca inesquecível.

Veja alguns exemplos desenvolvidos na Ação de Extensão Workshop e produção de identidade visual: Parceria
entre os artesãos do Projeto Brique do SESC Palhoça e o curso técnico integrado em Comunicação visual.

Projeto de identidade visual Queijadinha Paulista

DENISE DEMICIANO DA SILVA

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Projeto de identidade visual Bello Gusto

SUELEN MARTINS DA SILVA

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Projeto de identidade visual Pérola Rosa

DENISE DEMICIANO DA SILVA

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Projeto de identidade visual Organique Jardinagem

RENAN VALDOIR ROSA

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Projeto de identidade visual Pop's Cakes

RAFAELA DAMASCENO DOS SANTOS

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Quando olhamos a imagem de uma marca, e observamos a simplicidade da solução gráfica, podemos pensar que o projeto de identidade visual é um trabalho fácil. Mas atingir a simplicidade, quando se pretende transmitir conceitos abstratos e bem complexos, pode ser muito difícil e trabalhoso.

Cada organização tem uma personalidade, ou seja, uma forma de se distinguir de outros grupos, um discurso, uma filosofia, valores, ideias, um modo de atuação característica. Um projeto de identidade visual pretende tornar isso visível.

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O projeto de identidade visual tem como objetivo transmitir os CONCEITOS, ou seja, as principais ideias que caracterizam a organização e fazem com que essa instituição seja especial e única.

Para tanto, se cria uma ASSINATURA VISUAL e se planeja como aplicar essa assinatura, e os elementos gráficos complementares, em diferentes materiais. Além disso, um projeto de identidade visual inclui o desenvolvimento de um manual de identidade visual para orientar as aplicações em produtos, sinalização, embalagens, web design e publicidade, de forma a unificar a comunicação visual e tornar reconhecível a marca.

Projeto de identidade visual Ceyan Tecnologia

Manuela Bullo

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As formas devem ser simples, pois além de ser importante o rápido reconhecimento, pode ser necessário aplicar a imagem em tamanho bem pequeno, em preto e branco ou em espaços muito poluídos visualmente.

Por isso, desenvolver um projeto de identidade visual é um grande desafio. Um ótimo desafio! E é um trabalho que tem ganhado importância. Atualmente, são feitos projetos de identidade visual para empresas, bairros, cidades, países, governos, partidos, instituições públicas ou privadas, grupos que defendem uma causa, escolas, bandas de música, times de futebol, grupos artísticos, ou seja, para qualquer tipo de organizxação.

Até mesmo projetos de identidade visual pessoal tem ganhado destaque.

A identidade visual é o principal objeto de trabalho dos profissionais das áreas de design e comunicação visual. Algumas vezes, os profissionais desenvolvem os projetos de identidade visual; em outras, são contratados para fazer materiais diferentes, mas nesses casos terão que saber valorizar a identidade visual existente.

Sabendo como é difícil desenvolver atividades criativas no dia a dia, vários autores discutem a metodologia de projeto e propõem que sejam seguidas determinadas etapas de trabalho. Isso pode facilitar o processo e garantir que os resultados estejam de acordo com os objetivos.

A metodologia para o desenvolvimento de um projeto gráfico pode ser resumida em seis etapas: pesquisa, conceituação, criação, aprovação, implementação e avaliação.

ETAPAS
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Nessa etapa é elaborado um briefing com o cliente no intuito de colher as informações necessária para a elaboração do projeto, frisando os objetivos, as limitações e as características que o material deverá ter.

Além da coleta de informações com o cliente, é feita uma pesquisa para conhecer quem são os concorrentes, quem serão os usuários e como é o mercado nesse setor. Quanto mais informações se puder reunir, melhor. Isso também vai ajudar no processo criativo.

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É importante planejar a entrevista com o cliente para que não faltem informações relevantes.

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Nessa etapa é realizada uma síntese das informações para se chegar nos conceitos, ou seja, a definição de 3 a 6 palavras-chave que traduzam as principais características da organização, o que ela tem de especial e único, aquilo que se pretende transmitir.

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É recomendável fazer um documento, aprovado pelo cliente, reunindo as informações do briefing, as estratégias definidas e os conceitos. É bom enfatizar os conceitos, pois é com base neles que o trabalho será desenvolvido e avaliado.

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Gerar muitas ideias, experimentar bastante e se envolver completamente com a ideia é a melhor parte. Mas pode ser um processo bem demorado, com muitos estudos gráficos.

Depois de fazer vários estudos gráficos e chegar a uma boa alternativa para a marca, é importante verificar se as imagens estão efetivamente traduzindo cada um dos conceitos.

Por exemplo, se os conceitos para o projeto de identidade visual de uma loja de sapatos fossem elegância, sofisticação e conforto, e os estudos transmitissem elegância e conforto, mas não sofisticação, isso significaria que o trabalho não estava pronto. Seria necessário, então, fazer outros estudos gráficos, e talvez partir para uma ideia completamente diferente.

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As cores, a tipografia e os símbolos são elementos muito importantes para o design. As cores estabelecem relação com determinadas sensações, como relaxamento, sedução, sucesso, entre muitas outras. Na criação da marca, geralmente são feitos vários estudos de cores, buscando o tom adequado para transmitir os conceitos. A tipografia não deve ser apenas bonita, mas também apresentar boa legibilidade e leiturabilidade para facilitar a compreensão. Sem esquecer que a tipografia carrega a responsabilidade de também exprimir conceitos e ideias que se adequem à marca em questão. Os símbolos utilizados devem conter significado e esses três elementos em conjunto necessitam estar em harmonia para evitar transmitir uma imagem distorcida sobre a empresa.

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Na elaboração de uma apresentação do trabalho para o cliente, é necessário retomar os conceitos, apresentar a marca e mostrar exemplos de como será usada. Podem ser planejados cartões de apresentação, papel timbrado, adesivo, camiseta, embalagem, placa para fachada, ou outros, dependendo do tipo de organização.

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A proposta gráfica deve ser discutida em relação aos conceitos e não em relação ao gosto pessoal.

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Além da marca e dos principais aplicativos, um projeto de identidade visual inclui a elaboração de um manual de identidade visual com as recomendações de como a marca deve ser usada. O manual serve para orientar o trabalho de outros profissionais ao planejarem diferentes aplicações da marca como embalagens, sinalização, web design ou publicidade.

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O trabalho deve ser entregue para o cliente em formato vetorial, ou seja, nos programas Illustrator, Corel Draw ou Inkscape. O Manual de identidade visual pode ser entregue no formato pdf.

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É importante também planejar as formas de avaliação do trabalho e os critérios de avaliação.

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A avaliação pode ser feita observando os usos, comentários, indicações, escolhas.

Um projeto de identidade visual é uma representação da personalidade da organização e, assim como a personalidade de qualquer pessoa, está em constante desenvolvimento. Por isso é necessário acompanhar sempre as opiniões dos usuários, as evoluções tecnológicas e as transformações do mercado observando se não há necessidade de atualização do design, ou seja é necessário fazer a gestão da marca permanentemente.

Veja alguns projetos de identidade visual desenvolvidos por estudantes do curso de Tecnologia em produção multimídia e do curso técnico em Comunicação Visual, para clientes reais e exigentes.

Projeto de identidade visual ÁudioRetrato 80 - Grupo musical

Aline Pimentel e Pietra Biscoli

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CONCEITOS

Anos 80

Acústico

Saudoso

Dançante.

ASSINATURA VISUAL

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APLICATIVOS

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Projeto de identidade visual Kolossos Store - Confecção de roupas 

Gustavo Prates, Pedro Pessutti Colpas, Luiz Eduardo, Luiz Fernando Beirão

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CONCEITOS

 

Movimento

Exclusividade

Diversidade

Modernidade

ASSINATURA VISUAL

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APLICATIVOS

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Projeto de identidade visual Maria Natureba - Produtos naturais 

Ana Paula Tutui, Bruna Massuquetti e Maria Virgínia Nascimento

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Conceitos

Minimalismo

Saudável

Delicado

Qualidade

Homemade

Gourmet

Ecológico

Assinatura visual

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Aplicativos

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Projeto de identidade visual Quitutes do Baiano - Entrega de comida baiana

Ethianne Tayrine, Gabriel de Sa Magalho, Paola Fonseca de Barros

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Conceitos

Amor
Sabores
Aromas
Bahia
Dedicação

Assinatura visual

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Aplicativos

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