O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na tarde desta quarta-feira (20 de maio) o adiamento, pelo prazo de 30 a 60 dias, das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A decisão vale tanto para a aplicação das provas na versão impressa quanto digital. Os dois tipos de prova seriam aplicados em novembro.

Nesta sexta (22), o MEC anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para a próxima quarta-feira, 27 de maio, às 23h59, com pagamento da taxa até dia 28.

Na nota oficial divulgada pelo Inep na segunda-feira, publicada também o portal do Ministério da Educação (MEC), a decisão pelo adiamento das provas é atribuída “às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus”. A nota informa também que os estudantes inscritos serão consultados em relação à melhor data para aplicação das provas.

Inscrições

A inscrição deve ser feita na Página do Participante, no site ou no aplicativo do Enem, até as 23h59 desta quarta-feira, 27 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deve ser paga até 28 de maio. Têm direito à isenção do pagamento da taxa candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio em 2020 em escola pública; tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada; e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Consulte o edital para verificar os detalhes dos critérios de isenção. Os candidatos que se enquadrarem nesses critérios serão beneficiados pela gratuidade, mesmo que não façam a solicitação formal da isenção.

No ato da inscrição, os candidatos devem anexar uma foto no sistema. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem o uso de óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou outros acessórios que escondam a fisionomia.

Sisu

A nota do Enem é utilizada para ingresso nos cursos superiores que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso do IFSC, todas as vagas dos cursos de graduação (bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas) são ofertadas via Sisu. Por isso, quem desejar disputar uma vaga nos cursos superiores da instituição em 2021 deverá fazer as provas do Enem 2020.