Nesta sexta-feira (17) a gestão pro tempore do IFSC se reuniu, por webconferência, com lideranças das entidades estudantis. Cerca de 30 representantes de grêmios e centros acadêmicos estiveram presentes na conversa que durou duas horas e teve como pauta principal a discussão em torno das atividades não presenciais (ANPs).

A intenção com a reunião era, além de ouvir os estudantes sobre os temas relevantes ao funcionamento da instituição, aproximar a gestão das lideranças estudantis para estabelecer um diálogo mais próximo e fortalecer a representação estudantil nos colegiados e comitês. Na avaliação do reitor pro tempore, André Dala Possa, desde 16 março quando o IFSC suspendeu as atividades presenciais é possível observar três fases distintas: uma de surpresa, na qual pouco se sabia sobre a duração do distanciamento e havia outras lacunas mais administrativas para a gestão socorrer; a segunda, atual, quando a instituição já tem mais clareza do comportamento da pandemia e conseguiu estabelecer frentes de médio e longo prazo para dar segurança ou definição aos públicos estratégicos; e, a terceira, de qualificação das ANP e do trabalho remoto, que embora seja uma constante desde o início será intensificada já a partir de agosto.

Atualização Cadastral

Um dos informes da reunião foi a divulgação de uma atualização cadastral das entidades representativas dos estudantes junto à Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), para que possam ser facilmente avisadas de novos encontros e demais assuntos de interesse do segmento. As entidades - grêmios e centros acadêmicos - podem fazer o cadastro no link https://bit.ly/atualizacadastroIFSC até 31 de agosto.

Representação no CGAE

No encontro também foi comunicada extensão do prazo para a indicação de discentes para a recomposição do Comitê Gestor de Assistência Estudantil (CGAE). As entidades têm até 24 de julho para fazer a indicação de alunos que farão parte do comitê representando as cinco regiões do estado enviando os nomes para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Até lá, as representações devem conversar com a base dos estudantes para chegar a um consenso de quem ocupará as vagas. Uma pasta de arquivos foi compartilhada com os representantes estudantis contendo a documentação referente ao comitê para embasar as escolhas. O CGAE é o espaço deliberativo responsável por administrar o recurso destinado à Assistência Estudantil do IFSC.

Atividades Não Presenciais (ANP)

O principal tema da conversa foi a apresentação das ações planejadas e em execução referentes às atividades não presenciais (ANP). A gestão apresentou um balanço da prática pautado em três estágios: um primeiro, no qual houve incertezas com relação à pandemia, sua duração e consequências, e que obrigou os servidores a trilharem as próprias soluções; um segundo, atual, marcado por busca da qualificação das ANP e capacitação dos professores para melhor unidade da prática de ensino e de uso de ferramentas. Além disso, a organização dos currículos para adiantar disciplinas que possam ser ofertadas nessa modalidade; e um terceiro, um cenário de consolidação dessa modalidade em consonância com nossos estudos em educação que tratam do modelo híbrido de ensino. Para avançar da segunda para a terceira fase espera-se um investimento superior a R$ 2,33 milhões para materiais didáticos pensados especificamente para os ambientes virtuais de ensino aprendizagem, videoaulas exclusivas, capacitação dos professores e novas tecnologias de suporte. Também estão previstos outros até R$ 2,4 milhões para aquisição de equipamentos para os estudantes mais vulneráveis alcançarem inclusão digital.

“Mesmo com as dificuldades, o que nos motivou a tomar a decisão de manter as ANP foi não dar as costas aos nossos estudantes. O ideal é algo para o qual devemos olhar para trabalhar, mas estamos fazendo o possível para o momento com os esforços que estão sendo despendidos para melhorar cada fase", afirma o Pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral.

Calendário de Encontros

A estudante Eloísa Barichello Hertz, do Câmpus Chapecó, agradeceu o encontro e sugeriu que os próximos também sejam feitos de maneira estadual, essa foi também a vontade manifestada pelos demais presentes. "Nem todos são consultados para as decisões e algumas representações deixam de fora outras entidades. Essa aproximação é importante para que as ações possam envolver mais alunos", disse. O próximo encontro ficou agendado para o dia 14 de agosto, às 19h.