O Câmpus Palhoça Bilíngue vai ter uma quadra poliesportiva a partir deste ano. A obra, aguardada há bastante tempo pela comunidade do câmpus, começou no final de fevereiro e deve ter sua primeira etapa concluída até o final de junho. O espaço que vai melhorar as aulas de educação física dos cursos técnicos integrados e poder ser usado também para eventos.

A construção da quadra será feita em duas etapas. Na primeira, será construída a estrutura ainda sem cobertura, com investimento de R$ 314 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Hélio Costa. O prazo para entrega é 22 de junho, com possibilidade de mais 30 dias para ajustes, de acordo com a fiscalização feita pelo IFSC.

Já nessa primeira etapa, a quadra poderá receber aulas de educação física quando as atividades presenciais do IFSC retornarem (a princípio, estão suspensas até 30 de abril).O espaço fica perto do estacionamento nos fundos do terreno do câmpus, onde antes funcionava um espaço improvisado para prática de esportes, com marcação no chão e duas tabelas de basquete (foto abaixo).

No entanto, já está prevista uma segunda etapa, em que a quadra vai receber cobertura e melhorias como arquibancada e salas de apoio para as aulas. “A ideia é que a quadra seja um espaço multifuncional, que a gente possa usar também para eventos do câmpus”, explica a diretora-geral do Câmpus Palhoça Bilíngue, Eliana Cristina Bär. A segunda etapa deve ser concluída em 2022, com recursos estimados em R$ 650 mil, sendo R$ 150 mil para o projeto e R$ 500 mil para a execução da obra, com recursos do IFSC.

Mudança no zoneamento

Para que fosse possível a construção de uma quadra coberta, o Câmpus Palhoça Bilíngue precisou articular com o legislativo palhocense a mudança do zoneamento do terreno, de área residencial para área mista, igual ao da fábrica de água mineral que fica ao lado. Com isso, o total de área construída permitida no terreno passou de 50% para 75% -e só é considerada área construída aquela que é coberta. A mudança no zoneamento foi aprovada, junto com outras mudanças no Plano Diretor da cidade, em julho de 2020 pela Câmara Municipal de Palhoça.

Outras obras

Durante a pandemia, sem atividades letivas presenciais, o Câmpus  Palhoça Bilíngue tem passado por algumas obras e melhorias. A parte administrativa teve sua estrutura física reorganizada e agora conta com espaço próprio para os coordenadores de curso. Foram concluídos também os laboratórios de Pedagogia Bilíngue, de Manutenção e Suporte em Informática e de Tradução e Interpretação Libras-Português e montado mais um laboratório de informática, com  aquisição de cerca de R$330 mil em equipamentos.

Por Felipe Silva | Jornalista do IFSC