O Conselho Superior (Consup) do IFSC retomou, na tarde desta segunda-feira (19 de abril), a apreciação da Política de Segurança Sanitária para a Covid-19. Após a interrupção das atividades do colegiado em dezembro, os conselheiros retomaram a análise do Capítulo 9 do documento, que detalha as seis fases da Política de Segurança Sanitária (PSS) e respectivas atividades permitidas. Além disso, elaboraram uma lista de considerações que foram encaminhadas ao Comitê Técnico-Científico (CTC), com sugestões de inclusões, alterações ou detalhamentos ao conteúdo do documento. O Comitê irá analisar as proposições ao longo da semana, e a Política de Segurança Sanitária voltará à apreciação do Consup no próximo dia 26.

O Consup também solicitou que o Comitê Técnico-Científico recomende ao colegiado a fase do plano que deverá ser acionada na instituição a partir de maio, dado que a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais determinada pela Resolução nº 40/2020 se encerrará em 30 de abril. Pela Política de Segurança Sanitária, caberá ao Consup decidir pelo acionamento das fases, de acordo com os critérios técnico-científicos definidos no documento. O estágio atual, de suspensão total de atividades presenciais, corresponde à fase zero, e a ideia é identificar a viabilidade de deflagrar as fases 1 ou 2 estadual ou localmente, dentro das diretrizes da Política já aprovadas.

Consulte a minuta da Política de Segurança Sanitária do IFSC

Nova composição

A reunião desta segunda foi a continuação da 67ª reunião ordinária do Consup, que teve início em 14 de dezembro mas foi interrompida em função da ausência de consenso quanto aos membros que deveriam permanecer na titularidade ou suplência do colegiado. Após trâmite de processo judicial e consulta da presidência do Conselho à Procuradoria Geral Federal, os membros foram nomeados por portaria no início de abril. A composição tomou posse no início da reunião, com mandato até abril de 2023, mas ainda haverá eleições complementares para preenchimento de vagas de suplentes.

Com a nova suspensão da reunião para o encaminhamento das questões ao Comitê Técnico-Científico, a 67ª reunião ordinária do Consup terá prosseguimento na próxima segunda-feira, 26 de abril, a partir das 13h30. Em função da pandemia de Covid-19 e da suspensão de atividades presenciais, a reunião será pela plataforma on-line MConf, com transmissão ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube.

Assista à gravação da transmissão da reunião desta segunda-feira, 19 de abril:

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC