Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 10 de agosto, a nomeação de Maurício Gariba Júnior para ocupar o cargo de reitor do IFSC, com mandato de quatro anos. Esse é o penúltimo passo para que ele possa assumir o cargo, faltando apenas o ato de posse, cuja data ainda não foi definida pelo Ministério da Educação.

Gariba foi eleito pela comunidade interna da instituição (estudantes e servidores) em dezembro de 2019 e deveria ter tomado posse em abril de 2020, mas o Ministério da Educação (MEC) decidiu nomear um reitor temporário (pro tempore) alegando, em ofício, ter encontrado restrições, resguardadas por sigilo, na análise documental do processo de consulta à comunidade para escolha do reitor (entenda mais no Blog do IFSC). Em junho de 2021, a Corregedoria-Geral da União (CGU) arquivou, por falta de provas, um processo administrativo disciplinar (PAD) contra o reitor eleito e dois integrantes de sua equipe indicada para cargos de pró-reitor e diretor-executivo, o que abriu caminho para a nomeação.

“Recebemos com muita satisfação essa notícia sobre a nomeação. Foram 477 dias de espera. Mais do que nossa nomeação, é o respeito ao processo democrático do IFSC”, afirma Gariba. Ele e sua equipe de indicados aos cargos de pró-reitores têm se reunido periodicamente para debater temas relativos ao IFSC e definir a equipe de diretores, chefes de departamento e coordenadores que vão compor a gestão da Reitoria pelos próximos quatro anos. A partir de julho, foi criada uma comissão de transição entre as gestões pro tempore e eleita, com compartilhamento de documentos e realização de reuniões.

Maurício Gariba Júnior é professor do IFSC desde 1989, no Departamento Acadêmico de Eletrônica do Câmpus Florianópolis. Foi também diretor-geral do mesmo câmpus (2011-2016), além de chefe do departamento em que atua, assessor de Comunicação, assessor de Relações Externas, coordenador de curso de especialização e coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação, todos cargos do Câmpus Florianópolis. Atuou, ainda, como representante dos professores no Conselho Superior do IFSC (Consup) e foi coordenador-geral da seção local do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Gestão pro tempore continua até a posse

Enquanto não ocorrer a posse de Maurício Gariba Júnior, o IFSC continua sob a gestão do reitor pro tempore André Dala Possa, no cargo desde maio de 2020. Segundo André, o IFSC ainda não recebeu informação sobre quando será a posse, que depende da agenda do ministro da Educação, Milton Ribeiro. O reitor pro tempore comenta que o trabalho de transição continua durante os últimos dias de sua gestão, com integrantes da gestão eleita participando de reuniões com as equipes que coordenarão e de definições futuras, como a programação orçamentária do IFSC.

Na avaliação de André, sua gestão ocorreu durante um período difícil, por conta da pandemia, mas que também forçou o IFSC a inovar e reinventar-se. "Foi um período de muitas perdas, de luto, e tivemos que reestruturar normativas para dar conta de adequar nossas atividades para o não presencial. Mas acredito que entregamos uma instituição melhor, pois conseguimos avançar em assuntos que estavam pendentes", comenta. Entre esses assuntos, ele destaca a entrega do plano quinquenal de investimentos, a realização de obras e de melhorias nos câmpus, a digitalização de procedimentos por meio do e-Gov, a regularização de prédios como o do Câmpus Florianópolis, entre outros. Para o reitor pro tempore, durante esse período avançou também o debate na instituição sobre o teletrabalho.

Por Felipe Silva | Jornalista do IFSC