ifsc


O Câmpus Palhoça Bilíngue teve dois projetos aprovados para receber apoio financeiro por meio do edital de Protagonismo Discente, que visa apoiar a realização de atividades de extensão que atendem demandas específicas das comunidades do entorno do IFSC. 

Um dos projetos aprovados prevê a construção de um portal na internet para uma organização não-governamental (ONG) de Palhoça especializada na adoção de animais. O outro tem como objetivo promover práticas de alfabetização e letramento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). As iniciativas devem ser executadas até 17 de dezembro.

Portal

O projeto “Construção do portal web da ONG Aumigos Palhoça” tem como objetivo estabelecer digitalmente a ONG, ajudando no cadastro de voluntários, conectando pessoas e facilitando a captação de recursos para a sua manutenção. Todos os estudantes inscritos nessa iniciativa fazem parte da iDEV, empresa júnior do curso superior de tecnologia em Produção Multimídia do câmpus, onde trabalham de maneira voluntária no desenvolvimento de projetos para a comunidade externa. O coordenador do projeto é o professor Bruno Panerai Velloso.

O site institucional da Aumigos Palhoça será elaborado na plataforma Wordpress, hospedado em servidor próprio com gestão total da ONG. Nele estão previstas seções explicando quais as atividades são desenvolvidas, quem faz parte da organização, como as pessoas podem ajudar a manter as atividades, como adotar um cachorro, entre outras.

Libras

O projeto “Mercadinho bilíngue: Libras-Português” envolve o desenvolvimento de oficinas nas quais as crianças aprenderão os sinais e palavras que designam alimentos e produtos que são encontrados nos mercados, além da noção de cálculo e de como lidar com o dinheiro. Os públicos a serem alcançados são a comunidade do entorno do Câmpus Palhoça Bilíngue, famílias que participam dos projetos “IFSC Brincando”, “IFSC Letrando”, associações e escolas municipais e estaduais de Palhoça, Biguaçu e São José. 

O projeto será realizado por meio de oficinas intermediadas pelas professoras das instituições envolvidas, a partir de materiais criados pela equipe executora, como alimentos de brinquedo e dinheiro de papel, e vídeos com os sinais em Libras. Por causa da pandemia, as intervenções das estudantes do IFSC envolvidas, todas do curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue, ocorrerão de forma não presencial, já as atividades intermediadas pelas professoras nas outras instituições serão presenciais. 

A equipe que desenvolveu o projeto, coordenado pela professora Bruna Crescêncio Neves, espera que ele atue na disseminação da Libras e que as crianças possam se interessar e aprender de forma lúdica uma nova língua, dando ênfase à importância de saber sobre a comunidade surda. Além disso, esperam contribuir para o desenvolvimento das práticas de alfabetização e letramento. 

Equipes

Construção do portal web da ONG Aumigos Palhoça
Professor coordenador: Bruno Panerai Velloso
Estudantes envolvidos: Amanda Namie da Mata, Chayenne Christine Cit Cecchin, Luísa Buschermoehle Juskow, Meiry Anne Manoel e Vanessa Pereira Gonçalves (bolsistas); Ana Clara Soares de Oliveira, Heitor Gonçalves de Paula Ramos, Kelle de Almeida Maciel e Kelvin Bruno Monteiro Viana (voluntários)
Colaboradora externa: Aline Caroline Soares Rech

Mercadinho bilíngue: Libras-Português
Professora coordenadora: Bruna Crescêncio Neves
Estudantes envolvidas: Emilly Karen de Jesus, Eulenca Gimelli da Silva Souza, Gabrielly da Silva Coutinho, Graycy Kelly Pereira Coelho e Graziela Ferro (bolsistas)

Para mais informações sobre o Protagonismo Discente, acesse o Portal do IFSC.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!