ifsc


Entre março de 2022 e novembro de 2023, o IFSC teve 18 cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) com os dois maiores conceitos possíveis na avaliação (5 ou 4). A avaliação de reconhecimento é feita nos cursos de graduação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 18 cursos avaliados neste período, 12 conquistaram o conceito máximo e seis, o conceito 4. 

O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade das graduações oferecidas pelas instituições de ensino superior brasileiras. Este conceito é um indicador resultante da avaliação in loco com base no instrumento de avaliação dos cursos de graduação (presencial e a distância).

A avaliação para reconhecimento de um curso de graduação leva em conta três dimensões: infraestrutura; organização didático-pedagógica; e corpo docente e tutorial (professores). O conceito 5 significa que os cursos, além de atenderem a todos os critérios de avaliação, ainda apresentaram práticas exitosas e inovadores.
A avaliação desses 18 cursos do IFSC englobou 16 reconhecimentos e duas renovações de reconhecimento. O processo de renovação de reconhecimento é feito a cada três anos. 

Todos os cursos de graduação devem passar por esta avaliação como parte do processo de reconhecimento e de renovação. Dos 60 cursos de graduação em atividade atualmente no IFSC, 51 já foram avaliados ou reavaliados pelo MEC, sendo 28 com conceito 5, 19 com conceito 4 e quatro com conceito 3.

-> Conheça os cursos de graduação do IFSC

A procuradora educacional institucional do IFSC, Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho explica que nem todos os cursos de graduação da instituição foram avaliados ainda porque o processo de reconhecimento do curso só tem início quando a primeira turma passa para a segunda metade do curso, ou seja, quando o curso completa a oferta de 50%  a 75% da carga horária total para sua integralização. “E temos nove cursos que ainda não completaram esta porcentagem”, informa.

Veja o resultado dos 18 cursos avaliados de março de 2022 a novembro de 2023:

Conceito 5:

Agronomia - Câmpus Canoinhas
Agronomia - Câmpus São Miguel do Oeste
Design de Moda - Câmpus Jaraguá do Sul
Enfermagem - Câmpus Joinville
Engenharia de Produção - Câmpus Caçador
Engenharia Elétrica - Câmpus Jaraguá do Sul-Rau
Engenharia Mecânica - Câmpus Joinville
Fabricação Mecânica - Câmpus Jaraguá do Sul-Rau
Gestão do Turismo - Câmpus Florianópolis-Continente
Pedagogia Bilíngue - Câmpus Palhoça Bilíngue
Sistemas da Informação - Câmpus Caçador
Sistemas para a Internet - Câmpus Garopaba

Conceito 4

Engenharia Civil - Câmpus Criciúma
Engenharia Civil - Câmpus São Carlos
Engenharia Elétrica  - Câmpus Joinville 
Engenharia Mecânica - Câmpus Lages 
Gestão do Agronegócio - Câmpus Lages 
Matemática - Campus Tubarão 

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!