Está aberto até 6 de novembro o prazo para submissão de propostas de apoio financeiro para projetos de pesquisa por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos que Contemplem a Pesquisa como Princípio Educativo. Podem enviar propostas servidores do quadro ativo permanente do IFSC que tenham formação em nível superior, e os projetos devem ter de dois a quatro bolsistas com Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido. O programa é mantido pelas pró-reitorias de Ensino (Proen) – por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis – e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

Os projetos devem ser executados de 1º de março a 31 de julho de 2017, preferencialmente ter articulação com as unidades curriculares dos cursos do IFSC e propor a investigação, a geração e a adaptação de soluções técnicas e tecnológicas em atendimento às demandas e peculiaridades da região onde estão os câmpus. A submissão deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

No total, serão destinados até R$ 450 mil para apoiar as propostas, sendo R$ 75 mil da Proppi e R$ 375 mil por meio do orçamento da assistência estudantil. O valor destinado ao proponente será de R$ 250 por aluno bolsista, sendo que o projeto deve ter pelo menos dois bolsistas e, no máximo, quatro. Os recursos devem ser usados somente para adquirir itens de capital e custeio. O item 8 do edital detalha as possibilidades de gastos.

Já os bolsistas receberão auxílio de R$ 250 mensais em cinco parcelas. Eles devem estar matriculados em cursos regulares do IFSC, ter IVS válido e currículo Lattes atualizado. Os bolsistas precisam dedicar, pelo menos, 10 horas semanais às atividades do projeto de pesquisa.

Número de projetos apoiados

edital 34/2017 prevê apoio a 75 projetos. A divisão por câmpus será feita conforme a quantidade de estudantes com IVS válido em cada um. Assim, o número varia de um projeto apoiado (Caçador, São Lourenço do Oeste e Tubarão) a 11 (Florianópolis). Confira na lista abaixo a quantidade de projetos apoiados por câmpus. Mais informações no edital.

Araranguá – 4 projetos
Caçador – 1