IFSC - Campus Palhoça Bilíngue (Libras/Potuguês) 

Acessível em Libras

Marca do Evento

Seminário INES & IFSC
"Diálogos e aprofundamentos na educação de surdos"

8 e 9 de maio de 2018

Inscrições encerradas!



Palestrantes

  • Amanda do Prado Ribeiro

    Mestra em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2008). Licenciada em Letras Português pela Universidade Salgado de Oliveira (2008) e bacharela em Letras com habilitação em Língua e Literatura Alemã (2005) pela Universidade Federal Fluminense. Professora do ensino básico, técnico e tecnológico. Atualmente é diretora do departamento de educação básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos.

    Currículo lattes
  • Silvana Nicoloso

    Doutora (2015) e Mestra (2010) em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Educação Especial na área da surdez pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Atualmente é professora na área da tradução e interpretação de Libras/Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Palhoça Bilíngue. Possui experiência docente em educação superior e em pós-graduações nas áreas da educação e da tradução/interpretação de Libras. Temas relacionados a sua formação: educação para surdos; interpretação/tradução da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa e estudos da tradução.

    Currículo lattes
  • Verônica de Oliveira Louro Rodrigues

    Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel e licenciada em Letras Português-Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Professora efetiva da educação básica, na área de português e literaturas, no Instituto Nacional de Educação de Surdos, desde 2009. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: análise do discurso de base francesa; bilinguismo; educação de surdos; ensino de língua portuguesa como segunda língua (L2) para surdos; processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita em língua portuguesa como L2 e políticas linguísticas voltadas à educação de surdos.

    Currículo lattes
  • Vanessa Alves de Sousa Lesser

    Mestra em Ciência Aplicadas a Produtos para Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2017). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Integradas Silva e Souza (2000) e licenciada em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professora de Libras no Instituto Nacional de Educação de Surdos.

    Currículo lattes
  • Renata Carvalho Rocha

    Licenciada (2008) e bacharela (2010) em Ciências Biológicas pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Especialista em Libras pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2015). Atualmente é professora de Libras no Instituto Nacional de Educação de Surdos.

    Currículo lattes
  • Daniela Saito

    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e graduada em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Palhoça Bilíngue. Atua nas seguintes áreas: multimídia, informática na educação, interação homem-computador e acessibilidade web, ambientes virtuais de ensino aprendizagem e educação de surdos.

    Currículo lattes
  • Bruno Panerai Velloso

    Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Palhoça Bilíngue. Tem experiência nos seguintes temas: ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, inteligência artificial, desenvolvimento de jogos educacionais, educação a distância e informática na educação, mídias na educação de surdos e desenvolvimento de objetos de ensino e aprendizagem.

    Currículo lattes
  • Diego Pinheiro Urrutia

    Graduado em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Técnico em Comunicação Visual pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (2009). Atualmente é técnico em ilustração e animação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Palhoça Bilíngue. Integra o Núcleo de Produção Bilíngue da mesma instituição.

  • Alessandra Teles Sirvinskas Ferreira

    Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2017). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora regente do ensino básico técnico e tecnológico no Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, educação e trabalho, educação física, natação, circo e navegação.

    Currículo lattes

Logo INES IFSC Palhoça Bilíngue Logo Governo do Brasil

2018 © Desenvolvido por IFSC Palhoça Bilíngue

Comissão Organizadora do evento