Secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica – SP), pós-graduação em Docência Superior pela Universidade Gama Filho (EAD), graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).
Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2002 e pesquisadora do CNPQ - PQ1C, com pesquisas relacionadas ao estudo das línguas de sinais, desde 2006. Pedagoga (1992), Mestre (1995) e Doutora (1999) em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio por 18 meses na University of Connecticut (1997-1998) com pesquisas voltadas para a gramática da Libras e a aquisição da Libras. Pós-doutora pela Gallaudet University e University of Connecticut (2009-2010) com pesquisas relacionadas ao desenvolvimento bilíngue bimodal (crianças usuárias de Libras e Português e crianças usuárias de ASL e Inglês), com financiamento da NIH e do CNPQ (2009-2014) e pós-doutora na Harvard University com pesquisas com as línguas de bilíngues bimodais (Libras e Português e ASL e Inglês), com financiamento do CNPQ (2015-2016).
Diretora de ensino, pesquisa, extensão da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial.
Coordenadora do centro de capacitação de profissionais da educação e de atendimento às pessoas com surdez (CAS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais e Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Especialização em Psicopedagogia (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial.
Presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis desde 2013. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pós-graduada em Especialização em Educação de Surdos: aspectos políticos, culturais e pedagógicos pelo Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC, Câmpus Palhoça Bilíngue.
Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação - UFSC, Mestranda em Educação - PPGE/UFSC na linha Educação e Comunicação, Especialista em Educação de Surdos - IFSC/Palhoça-Bilíngue, Graduada em Educação Especial- Licenciatura Plena - UFSM.
Mestranda em Estudos da Tradução na UFSC, Cursando Especialização em Educação de Surdos no IFSC Bilíngue. Graduação em Biblioteconomia pela UDESC), Pedagoga e membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais - InterTrads.
Professora efetiva, na EI na rede municipal de Florianópolis, desde 2006. Pedagoga pela UFSC desde 2004/02. Mestranda em Educação, pela UFSC. Atua na educação desde 2002.
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Realizou a graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), a graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), o mestrado em Letras- Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e o doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Desenvolve pesquisas na área de Educação de Surdos e Tradução e Interpretação em Língua de Sinais.
Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014). Técnica em Tradução e Interpretação de Libras/Português. Atua como tradutora e intérprete no IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue.
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina, e aluna do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) - IFSC - Cerfead. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, e ensino de química para estudantes surdos.
Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui especialização em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) e graduação em Educação Física (licenciatura plena) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). P