O filme de curta-metragem “Romeu e Julieta”, adaptação do clássico de William Shakespeare (1564-1616) para as telas e em Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi apresentado nos dias 10 e 11 de novembro no Festival Internacional Della Award, realizado na cidade alemã de Postdam. A obra tem origem no projeto de extensão “Shakespeare em Libras”, desenvolvido a partir de 2017 no Câmpus Palhoça Bilíngue com a coordenação da professora e diretora de teatro bilíngue Adriana Somacal, que dirigiu o curta lançado em 2022.

Com 14 minutos de duração, a história apresenta uma versão contemporânea dos conflitos vivenciados pela comunidade surda no Brasil. Os acontecimentos são ambientados durante as festas de carnaval, sob a ótica de um programa de TV sensacionalista – “Verona Urgente”. O amor dos jovens nasce em meio a uma realidade marcada pelo ódio, pela rivalidade entre as gangues Capuletos e Montéquios e pela exploração midiática da violência. O papel da mídia e das redes sociais na incitação ao ódio é uma das reflexões sugeridas na obra, além da interferência dessa violência na realização do amor de dois jovens surdos.

No festival alemão, o filme foi exibido com legendas em inglês e em alemão, contemplando a diversidade da audiência. De acordo com Adriana, a recepção à obra foi muito positiva. “A reação das pessoas em assistir um curta-metragem em Libras, representando a nossa cultura, o carnaval brasileiro, nessa adaptação contemporânea de Romeu e Julieta, foi muito positiva”, relata. “Nós recebemos muitos elogios por exportar a cultura brasileira, por mostrar como o Brasil tem um potencial incrível, como a comunidade surda tem um potencial incrível e como a gente consegue produzir a partir de um material que começou pequeno, em 2017, e hoje, em 2023, está viajando para a Alemanha para representar o Brasil e o IFSC”, comemora.

A projeção internacional de um trabalho de extensão é motivo de orgulho para Adriana. “É muito importante como os projetos de extensão têm a possibilidade de crescer e se atingir proporção nacional e internacional. Ter participado desses festivais é levar o nome do IFSC para fora do Brasil e para vários estados brasileiros. É um grande orgulho poder fazer parte do IFSC e dizer que um projeto que começou na instituição ganhou essa proporção toda graças aos incentivos das ações de extensão”, destaca a professora.

Trajetória

Inicialmente pensado para a linguagem teatral, o projeto “Shakespeare em Libras” foi desenvolvido no curso de formação inicial e continuada de Teatro Bilíngue, em 2017, e com a participação de estudantes surdos e ouvintes. Em 2019, foi realizado o projeto “Shakespeare: tradições e leituras dramáticas”, com a tradução e leituras dramáticas de cenas de “Romeu e Julieta” para jovens e adultos – uma parceria entre o Câmpus Palhoça Bilíngue e o Grupo Signatores, que é, também, o realizador do curta-metragem.

A adaptação para o cinema foi uma consequência da pandemia de Covid-19, pensada como estratégia para viabilizar a apresentação do trabalho em festivais e mostras bilíngues – como o 25º Festival Cultura Inglesa, realizado no formato on-line. Essa trajetória do teatro para o audiovisual faz parte da pesquisa de doutorado da professora Adriana sobre a produção audiovisual da comunidade surda e a preparação de atores surdos para o audiovisual.

“Romeu e Julieta” já participou de outros festivais internacionais além do Della Award 2024, como o Mannheim Arts and Film Festival 2022 (Alemanha), onde ganhou o prêmio de melhor filme experimental; 16º Glasgow Short Film Festival (Escócia) e Festival Internacional de Cinema Surda (Argentina). No Brasil, esteve no 25º Cultura Inglesa Festival (São Paulo, maio de 2022), 45º Festival Guarnicê de Cinema (São Luís, MA), Festival Despertacular 2022 (Brasília, DF) – onde ganhou o primeiro lugar da categoria melhor filme -, 7º VerOuvindo - Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife (PE), 6º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB (SC), Petit Pavé - Festival de Cinema Independente de Curitiba (PR); OffCine22 (Minas Gerais) – onde ganhou prêmios de originalidade, melhor ator coadjuvante, melhor direção de arte e melhor figurino -, 16º Festival Visões Periféricas (Rio de Janeiro), 13º Mostra Curta Audiovisual (Campinas, SP), Festival Quebre a Perna (Santo Ângelo, RS); Feira do Livro de Gravataí (Gravataí, RS); VI Mostra Sesc Santa Catarina (Joinville, Chapecó, Lages), 34º Curta Kinofoum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo (São Paulo).

Leia mais sobre o curta-metragem “Shakespeare em Libras”

Por Ana Paula Lückman | Jornalista do IFSC