Seminário Nacional de Educação Bilíngue (Libras-Português) 

Site acessível em Libras

II Seminário Nacional de Educação Bilíngue (Libras-Português)
"Alfabetização e letramento de crianças surdas: aspectos teóricos e práticos"



Palestrantes

  • Aline Florêncio de Almeida | Currículo lattes

    Mestra em Linguística Aplicada (PosLA), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (EspELP) e graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua no ensino de Português como Segunda Língua para Surdos desde 2012. Integrante do grupo de pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (Lent/UECE) e do Grupo de Estudos sobre Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar da Universidade Federal do Ceará (GEDESPI/UFC).

  • Bruna Crescêncio Neves | Currículo lattes

    Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade do Sul de Santa Catarina, com mestrado e doutorado em Linguística, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora de português como segunda língua para surdos no Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue. Tem interesse e atua nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, aquisição de língua de sinais e ensino de português escrito como segunda língua para surdos.

  • Eder Barbosa Cruz | Currículo lattes

    Professor do Curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Pará – UFPA. Doutorado em Estudos Linguísticos (UFPA | 2023). Mestrado em Estudos Linguísticos (UFPA | 2017). Especialização em Estudos da Linguagem Aplicados à Educação de Surdos (UFPA | 2012). Graduação em Letras Língua Inglesa (UFPA | 2012). Graduação em Letras Língua Francesa (UFPA | 2009). Foi professor de Língua Portuguesa como L2 do Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Amapá (2014). Fez parte da comissão responsável pela elaboração da primeira Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior (MEC | 2021). Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Português Língua Segunda para Surdos (UFPA/CNPq).

  • Marisa Dias Lima | Currículo lattes

    Coordenadora-Geral Bilíngue na Educação Básica e Educação Superior da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, da Secretária de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Doutora em Educação pela UFU, Mestra em Linguística pela UnB, graduação em Letras Libras pela UFSC e em Pedagogia pela UNIPAM. Professora adjunta da FACED/UFU sendo atualmente cedida para o Ministério da Educação. Atua nos seguintes temas: políticas públicas de educação, política educacional, política linguística, formação de professores, processo de ensino e aprendizagem de Libras e educação de surdos. Com atuação de diferentes GTs – alfabetização e Currículo de ensino de L1 e L2 para surdos; Atuou em GTs na ABRALIN, FENEIS, CNE e UNESCO com trabalhos voltados à Libras, educação de surdos e a formação de professores. Atuou como professora pesquisadora do Curso de formação de Libras EAD (2013 a 2015); atuou como coordenadora nos seguintes cursos de formação em parceria com a DIPEBS/MEC: Educação de Surdos em tempos de pandemia 1ª de 90h e 2ª edição de 180h (2020 e 2021) e Educação de Surdos em perspectiva bilíngue: teoria à prática de ensino de 360h (2021-2022).

  • Rosana Prado | Currículo lattes

    Licenciada em pedagogia e bacharel em jornalismo, com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Professora Adjunta do Departamento do Ensino superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES, atuou como coordenadora de curso e diretora, da faculdade de pedagogia do INES.Professora permanente do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/UFF. Possui experiência na Educação Básica e Superior. Alfabetizadora de surdos há 33 anos, com proficiência para uso e ensino de Libras no Ensino superior pelo Pró-Libras/ MEC. Foi coordenadora do Programa de Bilinguismo no município de Niterói/RJ. Pesquisadora nas áreas de Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Alfabetização e letramento Visual, produção de materiais pedagógicos visuais e Atendimento Educacional Especializado.

  • Simone Lima | Currículo lattes

    É professora de Libras no IFSC, Câmpus Palhoça Bilíngue, há 18 anos. Atua, principalmente, como Tradutora Surda e como Professora ministrando aulas de Libras como L2 nos diversos cursos ofertados pelo IFSC. Formada em Pedagogia pela UDESC, Mestre em Educação e Doutora em Linguística pela UFSC.

  • Sueli Fernandes | Currículo lattes

    Doutora em Letras/Estudos Linguísticos (UFPR, 2003); Mestre em Linguística (UFPR, 1998); Especialista em Alfabetização (UFPR, 1992) (1992); Graduada em Letras Inglês (UFPR, 1988). É Professora do Setor Ciências Humanas da UFPR atuando no Curso de Licenciatura em Letras Libras e na disciplina obrigatória de Libras nas Licenciaturas. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR - Linha de Pesquisa Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social - PPGE/UFPR. Integrou a comissão de criação do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFPR, em 2015, ocupando a função de coordenação entre 2015 e 2019. Atualmente, está chefe do Departamento de Libras (DELI). Atua na educação de surdos desde 1993 com experiência na Educação Básica e Superior. Trabalhou na gestão de políticas educacionais para surdos no Departamento de Educação Especial e Inclusão da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, realizando assessoria técnico-pedagógica na implementação da educação bilíngue de surdos em classes e escolas bilíngues do Estado do Paraná entre 1993 e 2008. Está membro titular da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos CNEBS do MEC/Secadi como representante da Associação Brasileira de Linguística - Abralin. Representa a UFPR no Comité Académico de Accesibilidad y Discapacidad - CAAyD/ AUGM - Asociación de Universidades Grupo Montevideo. Ativista da arte e cultura popular, está secretária da diretoria executiva do G.R.B.C da Escola de Samba Leões da Mocidade, em Curitiba, com dedicação a políticas de inclusão e acessibilidade de pessoas surdas e com deficiência. Pesquisadora na área de Educação bilíngue para Surdos, Estudos Surdos e Letramentos bilíngues e ensino de português como segunda língua para surdos. Autora de livros nas áreas da educação especial, educação de surdos, ensino de Libras e ensino de português escrito como L2. Organizou o livro Português como Segunda Língua para Surdos: reflexões e princípios (Editora Parábola, 2024).



2024 © Desenvolvido pela comunicação do IFSC Câmpus PHB