ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio)

Confira as datas das provas

Impresso - 17 e 24/1/2021    |    Digital - 31/1 e 7/2/2021

Acesse o site do Enem »VÍDEO 2: LIBRAS »VÍDEO 1: LIBRAS »
IFSC mantém suspensão de atividades presenciais até 31 de dezembro. Leia mais >

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para seleção de estudantes de cursos de licenciaturas do IFSC para atuarem como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é uma atividade de formação que busca proporcionar aos discentes da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica.  Estão previstas a oferta de 72 vagas com bolsa de iniciação a docência e 18 vagas de voluntários a serem distribuídas para estudantes dos cursos de licenciatura em Física, em Química e em Pedagogia Bilíngue.

As vagas serão destinadas preferencialmente aos candidatos que apresentarem Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) conforme diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE) no IFSC. A bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ao bolsista de iniciação à docência será no valor de R$ 400 por mês com duração de até 18 meses

Para se inscrever, o(a) aluno(a) não pode ter cursado mais que 60% do curso, ou seja, precisa estar matriculado até o 5º semestre. Veja os outros pré-requisitos no edital.

O processo de seleção será constituído de duas etapas: análise documental, de caráter eliminatório, e carta de intenções, de caráter classificatório e eliminatório.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário on-line disponível aqui. Os documentos que precisam ser anexados no momento da inscrição estão descritos no edital.

Tire suas dúvidas

Para tirar dúvidas dos licenciandos interessados em participar dos programas, o coordenador institucional de Residência Pedagógica, Felipe Damasio, e a coordenadora institucional do PIBID, Viviane Grimm, promoverão dois encontros on-line. O primeiro será nesta quinta-feira (25), às 14h, e o segundo na próxima segunda-feira (29), às 20h30. Quem quiser participar, basta acessar os links abaixo:

- Encontro 25 de junho - 14h: acesse aqui
- Encontro 29 de junho - 20h30: acesse aqui

Mais informações

edital PROEN/DIREN nº 01/2020 com todas as informações está disponível na página do programa.

O resultado final será divulgado em 10 de julho. Em caso de dúvidas, envie e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

IF-SC Câmpus Fechado para atendimento presencial.
Estamos trabalhando remotamente. Veja os e-mails para contato aqui.

CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.